Natal Sem Idade é em Sernancelhe

por Rua Direita | 2018.12.14 - 10:20

 

Este evento organizado pela autarquia local congregou mas de um milhar de séniores de todas freguesias do concelho, com mais de 60 anos de idade.

 

Presentes todos os presidentes das Juntas de Freguesia, o presidente da Assembleia Municipal, José Agostinho, o presidente da autarquia, Carlos Silva Santiago e os vereadores, Carlos Santos, Armando Mateus e Hélder Lopes.

O Exposalão encheu-se e depois do discurso de boas vindas proferido por Carlos Silva, iniciou-se a liturgia natalícia celebrada pelo Padre Carlos e mais seis párocos do concelho.

O ofertório foi um momento de expressivo simbolismo, pois cada freguesia trouxe de dádiva o produto mais simbólico do seu território, desde os peixes do rio, ao feijão, às batatas, ao azeite, ao vinho, às castanhas, ao pão, a Aquilino, presentificado na revista literária da Câmara de Sernancelhe, trazida em mãos pelo morador no Pátio dos Sanhudos, no Carregal onde o escritor nasceu, José Castelo.

O Grupo Coral de Sernancelhe, regido pelo Pe. Francisco deu brilho à celebração.

Ao fim, o bacalhau com couves, o bolo rei, as filhoses e o arroz doce deram ânimo a todos os participantes. A tarde, com muita música tradicional portuguesa trouxe alegria e animação a todos os presentes.

Parafraseando Paulo Pinto, “com todos estes ingredientes, o “Natal sem Idade” confirmou tratar-se de iniciativa de grande simbolismo social. Tendo como único propósito proporcionar um dia diferente, de muita alegria e felicidade, este encontro da grande família sernancelhense foi a única oportunidade de convívio que muitos tiveram nesta quadra de Natal.”

Carlos Silva, na sua alocução frisou e reconheceu com gratidão: “Se a nossa terra é hoje um Município desenvolvido, com qualidade de vida e com futuro, a vós o deve. Por isso, não fazemos mais do que a nossa obrigação”.

 

(Duas das fotos são de Paulo Pinto)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub