Músicas do Rancho de Leomil reunidas em Cancioneiro

por Rua Direita | 2014.05.26 - 21:21

O reportório musical do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Leomil, constituído por 36 músicas, acaba de ser reunido no “Cancioneiro de Leomil”, livro da autoria de Jaime Ricardo Teixeira Gouveia que vai ser lançado este domingo, 1 de junho, às 15 horas, na sede da Associação Cultural Valentes da Beira, em Beira Valente, Leomil, Moimenta da Beira. A obra tem prefácio da Federação do Folclore Português e nota introdutória de Alberto Correia intitulada “A alma de um povo numa canção”.

“A recolha não foi feita por mim mas sim pelo grupo, junto das pessoas mais idosas, quando da sua fundação em 1978”, explica o autor. Jaime Ricardo, historiador e investigador na Universidade Nova de Lisboa, diz que a ideia de reunir as músicas em livro se prendeu com um dos objectivos fundamentais de um grupo de folclore: “a preservação e salvaguarda do património imaterial”, acrescentando que “os grupos não devem apenas dançar umas modinhas, devem também e sobretudo dedicar-se à inventariação, salvaguarda e divulgação do património imaterial relacionado com o saber do povo”. Ou seja, com este livro, prossegue o historiador, “todo o reportório ficará em suporte duradouro e não mais se perderá. O Rancho poderá acabar, mas as modinhas que se dançavam em Leomil há muitas décadas atrás estarão para sempre a salvo, não havendo assim o risco de alguém esquecer as letras como já aconteceu com algumas danças (existem músicas que já ninguém sabe dançar) “.

Uma novidade do livro é que as letras das músicas aparecem pela primeira vez com as respectivas pautas musicais. Foram mandadas executar a um professor de música. “Assim, quem quiser tocá-las pela via “erudita” da música, poderá fazê-lo”, lembra Jaime Ricardo.

Além disso o livro contém ainda um conjunto muito significativo de fotos antigas de Leomil. Foi uma recolha que o autor foi fazendo ao longo dos tempos. Algumas dessas fotos datam de há mais de 100 anos.

Um sublinhado também para o capítulo inicial, onde Jaime Ricardo escreve sobre o contexto etno-folclórico da freguesia de Leomil.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub