Museu de Lamego inaugura Sala Temática Vale do Varosa

por Rua Direita | 2014.04.14 - 08:41

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu de Lamego celebra não um sítio, mas um território histórico. Umbilicalmente ligado ao Douro, o Vale do Varosa está a partir do dia 18 de abril no Museu, com uma Sala Temática onde assumem particular relevância os Mosteiros cistercienses de S. João de Tarouca, Santa Maria de Salzedas e o Convento de Santo António de Ferreirim e a que se juntam, pela primeira vez, a Ponte e Torre da Ucanha, Capela de S. Pedro de Balsemão e Casa do Paço.

Com inauguração marcada para as 18h00, a Sala Temática Vale do Varosa, que resulta de uma parceria com o Município de Tarouca, pretende divulgar no Museu de Lamego um património ímpar, que se desenvolve ao longo do rio Varosa e que abrange os concelhos de Lamego e Tarouca, agregado numa rede de estruturas de elevado interesse turístico e cultural.

Potencializar o desenvolvimento turístico da região é, exatamente, um dos grandes objetivos da presença deste espaço no Museu, recordando a ligação geográfica ao Douro, mas, mais que isso, a ligação histórica à região Património Mundial da Humanidade que os cistercienses, em particular, ajudaram a construir ao longo dos séculos.

Nesta inauguração, destaque ainda para a recente entrada no “Vale do Varosa” da Ponte e Torre da Ucanha (Tarouca), da Casa do Paço (Dalvares) e da Capela de São Pedro de Balsemão (Lamego), indo assim ao encontro dos objetivos estabelecidos pelo projeto desde 2009, que pretendia, a médio prazo, poder vir a integrar, progressivamente, outros imóveis, de modo potencializar a valorização do conjunto e, consequentemente, do Vale do Varosa enquanto território histórico.

Com um número agora mais alargado de monumentos, a Sala Temática pretende assim, além de divulgar a região, aumentar o fluxo turístico ao território, alargando as rotas aos monumentos do projeto, a partir da monumental cidade de Lamego e, em particular, a partir do seu Museu.

Aqui, o visitante poderá contactar desde logo com a amplitude desse território, através de imagens, mapas, texto, filmes, onde uma só designação e um só logotipo tomam forma e dão nome ao projeto Vale do Varosa.

A Sala Temática do Vale do Varosa é uma iniciativa do Museu de Lamego, com o patrocínio do Município de Tarouca e apoio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.

varosa

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub