“A Virgem da Cadeira” é a peça do mês no Museu de Lamego

por Rua Direita | 2014.04.02 - 10:46

Em abril, a “Peça do Mês” do Museu de Lamego destaca uma gravura que reproduz uma das mais célebres obras de Rafael, um dos mestres do Ranascimento italiano. “A Virgem da Cadeira” (“Madonna della Seggiola”) é uma composição a óleo sobre madeira, do início do século XVI, onde figuram a Virgem, o Menino e São João Batista. Mais de duzentos anos depois, outro Rafael, agora gravador, haveria de a reproduzir.

Raphael Morghen (Florença, 1758-1833), foi um dos maiores gravadores de finais do século XVIII e inícios do XIX que iniciou a sua aprendizagem com o pai, Filippo Morghen, destacado gravador de assuntos mitológicos e de retratos. Com apenas 12 anos publica a sua primeira gravura e aos 20 estabelece-se, por conta própria, recebendo numerosas encomendas de retratos, assuntos mitológicos e religiosos.

Viveu e trabalhou em Nápoles, Roma e Florença, tendo executado, no total, 252 gravuras originais, a partir de obras de mestres como o já referido Rafael, mas também Titan, Bronzino, Correggio, Matteini. Foi ainda membro das mais prestigiadas academias italianas e do Instituto Francês.
Possuidor de uma técnica notável, a sua obra destaca-se por valores tonais e texturais inegualáveis.

Legendada, a gravura da “Virgem da Cadeira” foi executada por Raphael Morghen para o General Monfrendini, tendo sido impressa, em Roma, na oficina de Nicola de Antony.

O original a óleo sobre madeira de Rafael conserva-se em Florença, na Galeria Palatina do Palácio Pitti.

O Museu possui outra gravura de Raphael Morghen, figurando “Santa Maria Madalena Penitente”, executado a partir de uma célebre pintura de Bartolomé Estéban Murillo (Sevilha, 1618-1682).

A “Peça do Mês” é uma iniciativa que traz a público, mensalmente, um conjunto de peças que pretendem espelhar a qualidade e a diversidade do acervo, através, porventura, de objetos menos conhecidos do grande público. Depois da pintura, ourivesaria e azulejaria chegou agora a vez da gravura.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub