Município requalifica Caminho da Seara para apoio à agricultura e ao turismo

por Rua Direita | 2014.01.23 - 11:33

Quase um quilómetro de “calçada à portuguesa” está a ser executado no Caminho da Seara, na Vila de Sernancelhe, provavelmente um dos caminhos agrícolas mais valiosos do nosso Concelho. Atravessando uma das maiores manchas de souto de castanha martainha  do nosso país, o Caminho da Seara é um troço fundamental da Rota da Castanha do Castanheiro, percorrido anualmente por centenas de pedestrianistas.

 

Nesta primeira fase o calcetamento contemplou a ligação desde o caminho de acesso à Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz ao início do Caminho da Seara do Meio. Com uma via com três metros de largura, devidamente calcetada, ficou resolvido o problema recorrente das más condições de circulação devido às chuvas e à lama, terminaram as dificuldades dos produtores de castanha em acederem às suas propriedades, em especial na época da apanha, e para os turistas é agora possível, com condições e ao longo de todo o ano, conhecerem o interior dos soutos de onde brota a martainha de Sernancelhe.

O investimento do Município de Sernancelhe, inserido no projeto de calcetamento de 60 mil metros de calçada em lugares fundamentais do Concelho, surge depois de concluído o trabalho dos pedreiros municipais, que construíram mais de 600 metros de muros em granito amarelo da região por forma a dar capacidade de sustentação ao caminho da Seara, valorizando em simultâneo o património natural daquele lugar único.

 

 

Paulo Pinto

(Gabinete de Comunicação do Município de Sernancelhe)

Telefone: 254 598 300

E-mail: geral@cm-sernancelhe.pt

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub