Município e instituições de Nelas apostam no reforço do hábito de Leitura

por Rua Direita | 2016.03.26 - 10:49

Festa Literária “Elos de Leitura” vai realizar-se de 11 a 17 de Abril 2016, no Concelho de Nelas, numa organização conjunta da Rede de Bibliotecas de Nelas, com o apoio da Câmara Municipal de Nelas, Agrupamentos de Escolas de Nelas e Canas de Senhorim e Fundação Lapa do Lobo.

 

Esta iniciativa que orça em montante superior a 4,000.00€ (para além do apoio logístico, transportes, instalações e recursos humanos) pretende difundir a ideia de que a leitura é essencial, que suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade do ser humano, aceitando os valores universais, na construção de sociedades inclusivas.

Visa ainda desmistificar a ideia de que ler é só para alguns e de que é possível ler em todo o lado e de diferentes maneiras.

Pelas ruas de Nelas e de Canas de Senhorim e todos serão surpreendidos com frases que farão parte das montras dos estabelecimentos comerciais, com momentos poéticos em espaços públicos e transportes, com Leitores do Fraque que irão “cobrar” leituras aos mais distraídos e com a possibilidade de praticar yoga e ao mesmo tempo apreciar verdadeiros momentos literários.

Para os mais pequeninos, bebés, será reservada uma Oficina de livros na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes que promete muita criatividade.

A literatura estará também presente no teatro, com o espectáculo “Amá-la com Histórias da Beira”, sobre as obras de Aquilino Ribeiro e “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, e na Música com o espectáculo “M de Poesia”, passando pelo Cinema com o filme “Os Maias”.

Porque falar de livros e de literatura é também falar de escritores, no dia 16 de Abril, pelas 16h00, o encontro está marcado com o conceituado jornalista e escritor Mário Zambujal, que nos presenteará com as histórias da sua vida, numa conversa moderada pelo apresentador da RTP e Canal Q Pedro Vieira.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub