Município de Tondela desenvolve projeto desportivo de referência para o envelhecimento ativo

por Rua Direita | 2014.03.18 - 20:05

Pela qualidade da oferta desportiva que o Município proporciona aos cidadãos, em especial os mais idosos, traduzida essencialmente no programa “Saúde em Dia” (http://www.cm-tondela.pt/index.php/servicos/desporto/projecto-saude) onde se inclui o trabalho desenvolvido no CMMCTnd – Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela (http://www.cm-tondela.pt/index.php/servicos/desporto/centro-municipal-de-marcha-e-corrida), a Câmara Municipal foi aceite como membro efetivo do Consórcio Ageing@Coimbra.

Liderado pela Universidade de Coimbra tendo por base a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Desporto, o Consórcio é composto por várias Instituições, nomeadamente, Institutos, Fundações, Hospitais, Empresas, etc., numa diversidade cujo denominador comum é a “promoção de estratégias que visem melhorar a saúde e qualidade de vida da população idosa” no centro de Portugal. Trata-se de um desafio, no âmbito de uma “parceria Europeia, para a inovação no envelhecimento ativo e saudável cujo objetivo geral é, até ao ano 2020, aumentar em cerca de 2 anos a esperança de vida ativa dos cidadãos”.

Pela ação do Consórcio Ageing@Coimbra, a região Centro do Portugal adquiriu, já, o estatuto de “Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável” sendo o Município de Tondela um contribuinte importante neste domínio. O trabalho que desenvolvemos no âmbito do CMMCTnd em 2013 foi escolhido para justificar este estatuto e, assim, enviado para a Comissão Europeia como projeto de “Boas Práticas”. Trata-se de uma distinção de enorme significado valorizando a aposta que o Município tem vindo a fazer no domínio do desporto, especialmente direcionado para a saúde e qualidade de vida dos cidadãos do Concelho.

No 2.º Congresso do Consórcio Ageing@Coimbra, realizado recentemente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Município de Tondela integrou o programa oficial de apresentações (http://www.ageingcoimbra.pt/images/NOVO_PROGRAMA_V9.pdf), tendo dado a conhecer o trabalho desenvolvido em 2013 pelo programa “Saúde em Dia” e em especial aquele que o CMMCTnd realizou com um grupo de risco: “O impacto de um programa de exercício físico de 16 semanas no estado de saúde, aptidão física e qualidade de vida de diabéticos tipo 2 de Tondela”, desenvolvido e apresentado pela Prof.ª Ana Costa, Técnica de Desporto no Município de Tondela.

O trabalho, tal como todas as atividades do CMMCTnd, assenta num conjunto de parcerias, nacionais e locais, sem as quais não seria possível o sucesso alcançado. Neste domínio, teremos que relevar o apoio e abertura do Centro de Saúde de Tondela, através da UCSP-Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, pela excelente ligação que foi possível estabelecer entre os médicos de família, o Professor de Educação Física e o Município/CMMCTnd; com a AEFDT-Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, que disponibilizou os recursos humanos (licenciados em E.Física e Enfermeiras); a Labesfal-Fresenius Kabi, pelo apoio material facultado; o Programa Nacional de Marcha e Corrida, pela formação e apoio permanente do seu Coordenador Nacional, Professor Doutor Paulo Colaço.

O desporto no Município de Tondela assume, assim, um elevado nível de proximidade e de apoio aos cidadãos do nosso Concelho, num momento em que as políticas desportivas, tal como outras valências sociais importantes, redirecionam a sua ação para um apoio mais direto às necessidades básicas dos cidadãos mais carenciados, especialmente aqueles que, inseridos em grupos de risco, procuram alternativas à melhoria da sua saúde e qualidade de vida.

O desporto Autárquico está ativo, bem alicerçado e com muita esperança em transformar o Concelho de Tondela num “Território de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável”.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub