Município de Tondela apresentou projeto TONDELA+10

por Rua Direita | 2014.03.03 - 17:47

No último dia 26 de fevereiro, foi apresentado o projeto Tondela+10 numa sessão que contou com a presença do Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

Com este projeto o Município pretende abrir uma nova página no desenvolvimento local e regional, potenciando a capacidade empreendedora e de atratividade do concelho, a criação de emprego e a valorização do território.

Este projeto, com a duração prevista de três anos, enfoca sobretudo na criação de um centro de estudos e investigação, localizado na zona reabilitada da cidade, onde estarão 10 estagiários, de diferentes áreas do saber, que trabalharão num projeto individual, amadurecendo 10 ideias, mas contribuindo para aqueles que serão projetos comuns.

As áreas de trabalho, representativas do território e das suas potencialidades, serão as seguintes: biologia e ambiente; arquitetura e design; turismo; agricultura e floresta; saúde e bem-estar; cultura e indústrias criativas; potenciais “clusters” industriais, onde se inclui o ramo automóvel, a avicultura, entre outros; comunicação e marketing territorial.

Este projeto é de caráter evolucionário e envolvente, pois é simultaneamente um espaço aberto à comunidade, que será construído através do debate e confrontação de ideias que acrescentem valor ao território.

A este desafio associaram-se 22 parceiros, entre os quais, empresas locais, associações, institutos públicos, e universidades, o que permitiu estabelecer uma rede de parcerias que traçará um novo modelo de desenvolvimento futuro.

Mais do que 10 estágios, o Município de Tondela pretende potenciar 10 oportunidades de realização, 10 modelos de negócio que apontarão ideias empreendedoras e que terão a oportunidade de as implementar durante 6 meses de incubação, após a realização dos mesmos.

Durante a cerimónia de apresentação, foi assinado o Pacto de Desenvolvimento na presença do Ministro –adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, que , na sua intervenção, referiu que “este projeto é um exemplo para o país (…). É emblemático daquilo que gostaríamos de replicar em todo o país”.

Acrescentou ainda que o Tondela +10 “representa aquilo que deve ser um modelo de gestão autárquica do futuro”, pois é “importante que a gestão autárquica seja dirigida para a capacidade de desenvolvimento do seu território”. Ressaltou também o facto de este projeto ser multidisciplinar, colocando “diferentes pessoas a cooperar”. “Necessitamos de uma sociedade, não só para competir, mas também para cooperar”, concluiu o governante.

O Presidente da Câmara, José António Jesus, referiu que “o Município pretende, através deste projeto audacioso, dinamizar e apoiar soluções sustentáveis e orientadas pelas e para as necessidades e bases específicas do nosso território, valorizando sobretudo os recursos humanos, e atrair para o nosso território quadros qualificados e pessoas com elevada capacidade criativa.”

Este projeto enquadra-se na visão estratégica deste executivo em continuar a criar e potenciar condições que tornem o nosso território ainda mais competitivo e agregador, capaz de fixar o conhecimento científico e tecnológico, criando novas oportunidades de emprego.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub