Município de Nelas comemora Jornadas Europeias do Património de 25 a 27 de setembro

por Rua Direita | 2015.09.22 - 09:11

 
 
 

 

A Câmara Municipal de Nelas associa-se novamente às Jornadas Europeias do Património, nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, numa iniciativa da Direção Geral do Património Cultural, que este ano tem como tema “O Património Industrial e Técnico”. Num Concelho com uma forte tradição industrial no panorama nacional e com um vasto legado histórico, justifica-se a necessidade de preservar essas memórias e técnicas industriais de forma a sensibilizar os cidadãos para o seu valor e importância.

Neste sentido a autarquia oferece um programa diversificado,  com início sexta-feira, 25 de Setembro, com a apresentação do Projecto de Estudo “Património Industrial no Concelho de Nelas”, que consiste no desenvolvimento de ações de sensibilização patrimonial, estudo e inventariação do património industrial, no âmbito das disciplinas escolares de História e Geografia do 3:º Ciclo e Secundário, ao longo do ano lectivo de 2015/16. Para sábado, dia 26 de Setembro, está agendada para as 10:00h, uma visita orientada às antigas Minas de Urânio da Urgeiriça, com a narração da história desta secular exploração mineira e a explicação do projeto de requalificação ambiental em curso. À tarde, a partir das 14:30h, a visita segue rumo às antigas instalações da Companhia dos Fornos Eléctricos em Canas de Senhorim, acompanhada de uma explicação sobre a história e o funcionamento desta empresa que deixou a sua marca no desenvolvimento do Concelho de Nelas, da Região Centro e da indústria nacional. A visita termina com uma passagem pela Viagem Medieval, que durante este fim de semana se realiza em Canas de Senhorim.

No dia 27 de Setembro, domingo, a autarquia em colaboração com o Núcleo Dão Nelas promove uma “Subida do Rio Castelo”, caminhada e ação de sensibilização ambiental e patrimonial, onde ao longo de todo o trajeto é possível ver diversas ruínas de moinhos e pisões. Esta caminhada, com cerca de 5 km, tem um grau de dificuldade alto devido ao desnível de cerca de 130 metros do vale do Rio Castelo, mas que vale a pena percorrer.

Para as atividades de sábado e domingo, a autarquia assegura transporte a partir do Largo do Município, meia hora antes do início de cada atividade.

 

Mais informações e inscrições em :

http://www.cm-nelas.pt/…/1177-jornadas-europeias-do-patrimo…

 (Limite de inscrições: 50 pessoas)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub