MUNICÍPIO DE NELAS ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA

por Rua Direita | 2015.10.03 - 09:32

 
 

 

As oito IPSS’S (Instituições Particulares de Solidariedade Social) do Concelho receberam ontem, dia 1 de outubro, diversas atividades asseguradas pelos alunos da Universidade Sénior, que promoveram a interação entre os idosos através da música e da leitura, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Numa iniciativa que resultou da articulação do trabalho desenvolvido pela Universidade Sénior, em estreita colaboração com os técnicos da autarquia a ela interligados, como o Serviço Municipal de Apoio à Economia Social, Escola Municipal de Música, Serviços Educativos, Biblioteca e Serviços de Animação Cultural, a música e a leitura em voz alta chegaram às oito IPSS´s: Santa Casa da Misericórdia de Santar, Associação do Folhadal, Centro Paroquial de Nelas, Casa de Repouso “A Família”, Residencial S. Domingos, Centro Paroquial de Canas de Senhorim, Fundação Lopes da Fonseca da Lapa do Lobo e Centro Paroquial de Vilar Seco.

Através da leitura de poemas, maioritariamente escritos pelos alunos da Universidade Sénior e no âmbito da disciplina de “Expressão Musical e Aulas de Canto”, trabalhou-se a comunicação, restauraram-se memórias e emoções de outros tempos, recebidos com uma alegria visível nos sorrisos e brilho no olhar dos mais idosos.

O Presidente da Câmara, José Borges da Silva marcou presença nesta nobre iniciativa de sucesso, tendo deixado algumas palavras de apoio e incentivo a todos os envolvidos no sentido de se dar continuidade sempre com a mesma alegria a estas práticas efetivas de solidariedade e respeito Social.

O Dia Internacional do Idoso, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa, foi instituído em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é comemorado anualmente no dia 1 de outubro. Neste dia, é particularmente importante relembrar que a responsabilidade social vai além do trabalho desenvolvido pelas instituições no terreno, e que deveria ser um desígnio de todos desencadear novas ações, sistemáticas e diversificadas, ao encontro das necessidades e expetativas da comunidade (sénior).

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub