Movimento Democrático de Mulheres mostra exposição “40 Papoilas de Liberdade”

por Rua Direita | 2014.03.05 - 20:15

40 Papoilas de Liberdade, assim se designa a exposição da responsabilidade do Movimento Democrático de Mulheres – Núcleo de Viseu, que vai estar patente nas Instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em Viseu, integrando as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Entre os dias 3 e 28 de Março, quem visitar aquelas instalações, identificará quarenta conquistas concretizadas numa revolução que mudou profundamente a vida das mulheres em Portugal, a revolução de 25 de Abril de 1974, e que este ano celebra o seu quadragésimo aniversário.

São 40 papoilas vermelhas erguidas sobre o negro fascismo que tão maltratou as mulheres no nosso país. São a notícia e a memória. Porque a revolução trouxe consigo liberdades mas também porque 40 anos depois muitas dessas liberdades se vestem de negro, se debatem pela sobrevivência num país abalroado por políticas de desigualdade e empobrecimento, invadido por um neoliberalismo frio que lembra a noite tenebrosa que não pode voltar.

Com o contributo de muitas amigas, o MDM – Viseu reuniu 40 vestidos negros para celebrar a efeméride. Neles inscreveu 40 rubras papoilas, a lembrar que foi a luta das mulheres organizadas que permitiu consagrar na lei direitos tão elementares como casar, votar, aceder a determinadas carreiras, ter salário igual ao dos homens, direito a licença de maternidade, pensão de velhice ou salário mínimo, direito a celebrar o Dia Internacional da Mulher. Uma exposição a lembrar que o próprio MDM, em tempo de clandestinidade, deu um forte contributo para essa luta.

Porque o dia 8 de Março assinala a luta pela emancipação das mulheres, cada uma das papoilas traz consigo um apelo que se dirige a todas as mulheres: mantenham acesa a esperança activa, alimentem a força indispensável para continuar esta luta pela igualdade entre os homens e as mulheres, vamos retomar Abril com a alegria de quem sabe que um novo rumo é possível para um país mais fraterno que é também feminino!

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub