Movimento Código Portugal: Hora do Código

por Rua Direita | 2016.12.02 - 09:34

 
A Casa do Povo de Molelos e o Instituto Politécnico da Guarda associam-se à “Hora do Código”. Esta iniciativa, feita à escala global, conta com dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países, nos quais se inclui Portugal.

A “Hora do Código” tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Ministério da Educação, enquadrando-se num programa mais vasto que se designa pelo Movimento Código Portugal.

Segundo o Governo trata-se de uma campanha nacional para mobilizar e consciencializar o País para a importância da literacia digital e da computação, enquanto mecanismos de inclusão para o conhecimento.

O Movimento Código Portugal pretende impulsionar escolas, instituições de ensino superior e de investigação, estudantes e público em geral para atividades de código, uma forma de programação que consiste em construir programas através de instruções simples, ao alcance de qualquer pessoa.

Este Movimento está alinhado com a Semana de Educação em Ciência de Computadores (Computer Science Education Week) e com a Hora do Código pretendendo estimular a nível nacional aquela que é já considerada uma nova forma de literacia para o século XXI, o código.

A primeira iniciativa deste Movimento decorre ao longo da semana de 5 a 11 de dezembro durante a qual a comunidade escolar e a cientifica estão convidadas a levar a cabo iniciativas de código.

Cada uma dessas atividades representará uma luz que se acenderá numa árvore virtual projetada no exterior do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no dia 11 de dezembro.

A Casa do Povo de Molelos, através do seu clube de robótica não se podia deixar de associar a esta iniciativa, abrindo as suas instalações para os interessados em participar nesta “Hora do Código” no próximo dia 10 de dezembro, pelas 14:00 horas, na sede da Casa do Povo de Molelos.

A participação é livre no entanto, por uma questão de espaço, o número de participantes é limitado pelo que será necessário efetuar inscrições pelo mail casadopovomolelos@gmail.com, sendo aceites as primeiras 15 inscrições.

Recorda-se que a Casa do Povo de Molelos foi pioneira no Concelho de Tondela e no distrito de Viseu na criação de um clube de robótica no ano de 2014, tendo conquistado o 2º lugar na categoria de júnior no concurso internacional Robô Bombeiro em 2015 e o primeiro lugar absoluto nesse mesmo concurso no ano de 2016.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub