Mostra do Concelho de Tondela na Feira Internacional de Turismo

por Rua Direita | 2014.03.21 - 19:38

Uma estratégia de desenvolvimento do território assenta sobretudo na sua capacidade de o promover, valorizando os seus elementos diferenciadores e mostrando as suas vantagens competitivas.

A participação na BTL – Feira Internacional de Turismo é uma das formas de promoção, apresentando e contactando com potenciais investidores e turistas, que encontram neste certame um ponto de contacto com o nosso Concelho.

A edição de 2014 não foi exceção, mais uma vez Tondela marcou presença mostrando as suas iguarias gastronómicas e os eventos que marcam a comunidade.

Integrado no stand do Turismo do Centro de Portugal e da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, o Município de Tondela expôs um conjunto de brochuras e flyers relativos a eventos e património cultural concelhio fazendo as delícias de muitos curiosos na nossa região.

Em simultâneo a esta divulgação, houve dois momentos específicos, onde diferentes atores do território tiveram a oportunidade de apresentar mais detalhadamente momentos e tradições que nos distinguem na região.

No dia 14 de Março, Miguel Torres, em representação da ACERT, anunciou aquele que é um espetáculo comunitário único, a “Queima do Judas”, um teatro de rua conjugado com pirotecnia que envolve 250 voluntários.

De seguida, o Sr. Presidente da Câmara de Tondela, Dr. José António Jesus, apresentou dois grandes eventos que ocorrem no concelho, por um lado, o Caramulo Motorfestival que decorre no primeiro fim-de-semana de Setembro e que atrai ao Caramulo amantes de automobilia de todo o país, sendo hoje o maior evento desportivo nacional nesta área. Expôs ainda a FICTON (Feira Industrial e Comercial de Tondela), que além das comemorações do feriado municipal, congrega também as festividades do concelho que se dividem por espetáculos culturais de bandas de renome e locais, associadas a um espaço expositivo empresarial e de artesanato, um espaço destinado aos produtos locais e ainda uma zona gastronómica dinamizada pelo movimento associativo local.

Outro dos momentos foi protagonizado pelas Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo e pela Confraria dos Carolos e das Papas de Milho, que no dia 15, proporcionaram aos visitantes da feira uma prova gastronómica dos produtos endógenos do território, promovendo sobretudo o cabrito e os carolos, elementos diferenciadores e polos de atração do Concelho.

Esta participação evidenciou a aposta permanente na promoção e valorização do que é autóctone.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub