MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL

por Rua Direita | 2015.11.12 - 13:46

MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL

PRESERVA PASSADO COM TRAÇOS DE MODERNIDADE

 

O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel já abriu portas, transportando para o setor da hotelaria a histórica tradição de uma das marcas portuguesas mais relevantes e reconhecidas a nível internacional.

 

Localizado no Lugar da Vista Alegre, a unidade cinco estrelas oferece duas áreas distintas – o hotel e o Palácio -, com 82 quartos, representando um investimento do Grupo Visabeira de 13,3 milhões de euros. Em processo de requalificação encontram-se as antigas moradias do bairro da Vista Alegre, espaço contíguo ao hotel, que, brevemente, passarão a integrar a unidade hoteleira.

 

O Palácio, um edifício secular cujo início de construção remonta aos finais do século XVII, mantém o traçado original, com tetos e rebocos em gesso e retratos e paisagens nas paredes.

Este edifício centenário que foi objeto de um cuidado restauro e adaptação, conta com dez quartos absolutamente singulares, incluindo quatro suites. Destacam-se a Suite da Capela, que dá acesso ao varandim da Capela Mor, e a Suite do Postigo, que se desenvolve em três níveis, e permite o contato visual com o Altar da Capela de Nossa Senhora da Penha de França.

As pinturas murais do Palácio, datadas de 1947 (na Sala Fundador) e de 1964 (no Varandim dos Pintores) estão assinadas por Palmiro Peixe, António Joaquim Ferreira e Domingos Constâncio (artistas da Vista Alegre) e foram restauradas, durante meses, por uma equipa especializada. O Varandim dos Pintores e a Sala do Fundador são os espaços mais emblemáticos.

 

A ligação entre o Palácio e o edifício contemporâneo, propósito subjacente a todo o projeto, faz-se através de uma singular escada metálica em espiral que associa os dois espaços.

Com uma visão privilegiada sobre o Rio Boco, braço da Ria de Aveiro, o novo edifício oferece 72 quartos, dos quais três suites, com todas as comodidades de uma unidade de luxo. A decoração minimalista e requintada, com recurso a mobiliário nacional desenhado, maioritariamente, em exclusivo para o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, é enriquecida com a instalação de peças e de desenhos murais, realizados pelos pintores da Vista Alegre, e valorizada pela abundante iluminação natural.

 

Pisos temáticos

Cada um dos três pisos do hotel celebra uma parte do processo de produção da porcelana da Vista Alegre, desde a modelagem, passando pelas peças em branco e finalmente pelas peças decoradas manualmente.

O primeiro é dedicado aos “Moldes e Forma”, dando as boas-vindas aos hóspedes com uma instalação composta por elementos alusivos ao tema. No segundo piso, “Piso do Branco”, foram utilizadas apenas peças em branco com acabamento vidrado e biscuit. As peças em branco assumem protagonismo nos espaços comuns, na sinalética e no interior dos quartos, enquanto o terceiro piso é reservado à temática do “Decorado”. Para este piso foram produzidas peças únicas sob diferentes temáticas, todas inseridas no contexto da “escola de pintura da Vista Alegre”.

Salienta-se a singularidade dos quartos, com particular ênfase na criação de uma atmosfera interior única e personalizada em cada um, tirando partido do valioso e vasto espólio da Vista Alegre.

A suite master é um dos mais luxuosos espaços da unidade. Além da generosa área, possui uma ampla varanda com vista panorâmica sobre a Ria de Aveiro. A decoração é, também, pontuada com peças únicas e personalizadas, produzidas para o efeito. A suite dispõe ainda de um serviço de loiça Vista Alegre “by Christian Lacroix” para que os clientes possam usufruir de requintadas refeições na mais absoluta tranquilidade e privacidade. O cuidado com os detalhes estende-se ainda à casa de banho, onde a decoração das paredes, minuciosamente pintada à mão, e a loiça sanitária decorada, conferem-lhe um charme único de conforto e exclusividade.

 

Fonte de Carapichel, outro ícone

A Fonte de Carapichel (junto à receção do hotel), datada do século XVII e cujas estruturas e adutores, agora expostos, se encontravam ocultos sobre as antigas estruturas fabris, é um dos ícones do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel. Aqueles elementos foram descobertos durante as escavações e preservados harmoniosamente, num trabalho entre arquitetura e arqueologia, permitindo garantir a manutenção do conjunto de elementos que, após expostos, revelaram a fonte. Toda a envolvente da fonte foi redesenhada para contemplar a inclusão das estruturas primitivas de adutores e mãe de água como elementos centrais no espaço de lobby e receção do hotel criando dois espaços cénicos, um mezanino interior de observação do tardoz e estruturas primitivas, e um pátio exterior de contemplação do frontão da fonte e da sua inscrição lapidar datada de 1696.

 

Restaurante com pratos regionais

O Restaurante do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel distingue-se pela decoração moderna e pela extraordinária vista panorâmica sobre o Rio Boco e as Gafanhas.

Mantendo como padrão a gastronomia característica da cadeia Montebelo Hotels & Resorts, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel tem na gastronomia regional um dos seus grandes trunfos.

O bacalhau, rei da gastronomia local, assume lugar de destaque na carta do restaurante, podendo ser degustado no arroz de línguas de bacalhau, na cataplana de bacalhau, ou em crosta de alheira, carpaccio ou risotto. É possível degustar, ainda, outras iguarias como a afamada caldeirada de enguias, o arroz de polvo ou a cataplana de peixes e mariscos.

O portefólio gastronómico do hotel apresenta ainda uma rica carta de vinhos onde pontuam vinhos de excelência, provenientes das melhores regiões demarcadas.

Para momentos de lazer o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel dispõe de dois bares,  o “Real Fábrica”, no qual foram preservadas e integradas de forma visível as pedras vermelhas da antiga construção da fábrica (século XVII), e o da “Ria”, junto à piscina exterior e com vista panorâmica sobre a Ria de Aveiro.

Para outros momentos relaxantes, o hotel disponibiliza duas piscinas interiores, ginásio e spa com todas as suas valências.

 

Espaços para eventos e reuniões

Com cinco modernas salas que podem acomodar de 12 a 400 pessoas, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel dispõe das mais recentes condições técnicas e tecnológicas para acolher os mais diversos tipos de eventos e reuniões. A vista única, os serviços de excelência, as instalações ímpares, a decoração exclusiva, o ambiente de uma marca centenária que paira na unidade, com jardins interiores de grande beleza, fazem deste hotel um local de eleição para rumar em trabalho ou para descansar.

Adicionalmente ao hotel, o Museu da Vista Alegre (em fase final de requalificação), dispõe de duas salas com ampla capacidade vocacionadas para reuniões e eventos.

 

Olhar o património

Omnipresente em praticamente todo o empreendimento turístico está o vasto património histórico da Vista Alegre. Por cada espaço, é possível encontrar exemplares de peças únicas, pintadas à mão, e que testemunham a vivência centenária da marca. O mesmo acontece com a generalidade das paredes da unidade, onde peças e pinturas com motivos de fauna, flora e marítimos, na sua maioria provenientes da secção de Manufatura e Pintura da Vista Alegre, dão um toque de charme e requinte, e desafiam os hóspedes a conhecer um pouco mais de perto o trajeto centenário da empresa.

 

Algumas dessas pinturas murais em paredes, pilares e quartos são um “work in progress” em execução pela equipa da secção de Manufatura e Pintura da Vista Alegre.

 

Enquadramento no ecossistema

Esta 12ª unidade hoteleira do Grupo Visabeira estende-se ao longo da frente ribeirinha do canal de Ílhavo da Ria de Aveiro, tendo a sua construção sido pensada para causar o menor impacto possível no ecossistema envolvente, dignificando um espaço industrial de exceção à escala europeia que remonta a 1824.

Com uma área bruta de construção superior a 12 mil metros quadrados, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, assinado por uma equipa de arquitetos do Grupo Visabeira, liderada por Paula Fonseca Nunes e Tiago Araújo, é um pedaço vivo da história da região.

O Hotel está integrado num complexo único que tem como matriz organizadora o Terreiro da Vista Alegre que inclui a Fábrica, a Capela Nossa Senhora da Penha de França (monumento nacional), o Teatro (em requalificação), o Museu (projeto museológico e museográfico desenvolvido pelo Museu Nacional de Arte Antiga), além das duas lojas de venda ao público da Vista Alegre, uma das quais outlet, e a loja da Bordallo Pinheiro. Adicionalmente todo o Bairro da Vista Alegre é um manancial de pontos de interesse e ambientes para agradáveis momentos.

 

No website do hotel em www.hotelmontebelovistaalegre.pt estão à disposição roteiros para se conhecer melhor os atrativos de todos os espaços, bem como informações complementares sobre a unidade da Montebelo Hotels & Resorts.

 

Fotos em:http://we.tl/bWRGBV5fyC

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub