Moimenta da Beira – Tempo instável regressa hoje e agrava-se sexta e sábado

por Rua Direita | 2015.01.29 - 14:33

 

Segundo os dados mais recentes, o tempo instável deverá regressar já hoje, quinta-feira, 29 de janeiro, em que se espera um aumento gradual da intensidade do vento com o avançar do dia. Espera-se que sopre moderado e pontualmente forte nas zonas mais altas do concelho de Moimenta da Beira e da região, onde a rajada máxima pode rondar os 70km/h.

No entanto, é na noite de sexta para sábado, 30 para 31, que se aguarda o pico de intensidade de vento, esperando-se valores de rajada máxima que podem rondar os 90 a 100km/h, podendo atingir até 110km/h nas zonas mais altas, como Alvite, Peravelha, Paraduça, Caria, São Torcato, Serra de Leomil, São Martinho e São Cosmado. A previsão é da Ibermeteo.

Além de vento, por vezes intenso, espera-se também alguma precipitação na noite de sexta para sábado, onde se poderão verificar acumulados próximos dos 10mm em menos de 3h e acumulados totais a rondar 20 a 25mm, entre o final da tarde de sexta e a madrugada de sábado.

Refira-se ainda que durante a manhã e tarde de sábado, se espera descida da temperatura, podendo ainda registar-se neste período um ou outro aguaceiro que poderá ser de neve acima de cerca de 700/800m de altitude. Deste modo, poderá chegar a ocorrer queda de neve nos pontos mais altos do concelho e da região (especialmente na Serra de Leomil). No entanto, se tal se chegar a verificar, os acumulados deverão ser nulos ou muito reduzidos.

Tendo em conta este agravamento, recomenda-se especial atenção e cuidado para os efeitos adversos que poderão ser causados, sobretudo pelo vento e rajadas fortes previstos, tais como a possibilidade de quedas/voo de ramos, gruas, objectos soltos ou em suspensão.

Refira-se ainda que o tempo instável deverá voltar de novo na segunda-feira.

 

 

Rui Bondoso

(Gabinete de Comunicação)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub