Moimenta da Beira: Domingo, caminhada de prevenção da hipertensão

por Rua Direita | 2015.04.22 - 19:24

 

 

O Núcleo Desportivo e Cultural dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira promove no domingo, 26 de abril, uma caminhada de seis quilómetros, urbana e rural, de prevenção da hipertensão. Começa às 9 horas, junto ao quartel do corpo de bombeiros, e deverá terminar uma hora e meia depois no mesmo local, onde será realizado um rastreio à tensão arterial, à diabetes e à tensão ocular. A iniciativa é aberta ao público.

Em Portugal, a hipertensão arterial é hoje o maior problema de saúde pública. 42% dos adultos sofrem de HTA, ou seja, se não fizerem tratamento a sua pressão arterial sobe para mais de 140/90.

Os especialistas na área consideram que as alterações do estilo de vida a nível mundial contribuem para aumentar a pressão arterial, como por exemplo o consumo de alimentos ricos em sal, gordura, açúcar e calorias; a diminuição da actividade física e o aumento do consumo de tabaco e álcool.

A hipertensão relaciona-se com várias doenças que podem provocar graves problemas de saúde e, inclusivamente, a morte. Felizmente, os valores da pressão arterial podem ser eficazmente controlados, reduzindo em grande medida a probabilidade destas doenças terem complicações graves.

 

 

Rui Bondoso (Gabinete de Comunicação)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub