Moimenta da Beira – 2 milhões € para requalificar escola básica e secundária

por Rua Direita | 2016.10.04 - 11:26

 

A escola básica e secundária de Moimenta da Beira vai ser alvo de obras de requalificação e modernização das instalações. O custo da empreitada está estimado em dois milhões de euros. O acordo de colaboração foi assinado terça-feira passada, 27 de setembro, entre o Governo, através do Ministério da Educação, e a Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Os trabalhos de requalificação e modernização são essenciais para a melhoria do desenvolvimento regular das atividades letivas e para o prolongamento da vida física das suas instalações, que já levam mais de duas décadas de funcionamento ininterrupto.

A escola é constituída por seis pavilhões e por várias e extensas áreas de recreio e lazer, e a sua história está intimamente ligada à do Externato Infante D. Henrique, criado nos anos de 1940. Foi a partir deste que, no ano letivo de 1971/1972, começou a funcionar a preparatória Duarte Madeira Arraias, e no seguinte (1972/1973) a secção liceal dependente do liceu Nacional de Lamego. Até que, em 1975, o decreto-lei 260-B/75, de 26 de Maio, funda a escola secundária de Moimenta da Beira, ainda no edifício do Externato.

Só no ano letivo de 1992/1993 se Iniciariam as obras de construção das atuais instalações, trabalhos que estariam concluídos logo no ano seguinte (1993/1994). Uns anos depois a instituição seria batizada com o nome de Joaquim Dias Rebelo, um seu antigo diretor, sacerdote, atual vigário-geral do Diocese de Lamego.

 

Rui Bondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub