Moimenta com chuva, vento forte e neve

por Rua Direita | 2014.02.14 - 17:08

 

Chuva e vento forte hoje e neve amanhã acima dos 700 metros

Os dados mais recentes mostram que amanhã, sábado, dia 15, deverá voltar a ocorrer precipitação, sob a forma de neve nas zonas mais altas do concelho de Moimenta da Beira.

Durante o dia de hoje, em especial durante a tarde e noite espera-se precipitação sob a forma de chuva, em geral moderada, mas durante a madrugada de sábado deverá passar a ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos do concelho (em especial Alvite, Caria e Serra de Leomil), aproximadamente acima dos 900m de altitude, devendo registar-se pequenas acumulações junto ao solo nos locais mencionados.

Durante o resto do dia a cota de neve deverá baixar para altitudes a rondar os 700m, podendo ainda ocorrer precipitação, embora em geral dispersa. Deste modo, a referida precipitação também poderá pontualmente ocorrer sob a forma de neve noutros pontos do concelho, embora não se devam registar acumulações no solo abaixo dos 900m.

Refira-se ainda a possibilidade de vento pontualmente forte e com rajadas, até ao fim da manhã de hoje, podendo o valor da rajada máxima rondar os 80 a 95km/h, sobretudo nos pontos mais altos do concelho, como Alvite, Caria, Peravelha, Paraduça, São Torcato ou Serra de Leomil.

Tendo em conta as previsões, recomenda-se especial atenção e cuidado para os efeitos adversos que poderão ser causados pelo mau estado do tempo, tais como a possibilidade de inundações e subidas de caudal de rios/ribeiros e cursos de água, associados à chuva (em especial a jusante da Barragem de Vilar); quedas/voo de ramos, objectos soltos ou em suspensão, associados ao vento e ainda a formação de gelo devido à possibilidade de queda de neve com acumulação no solo nas zonas mais altas do concelho.

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub