MANGUALDE VOLTA A REAVIVAR A TRADIÇÃO DAS MERENDAS

por Rua Direita | 2014.09.03 - 14:03

 

Nos dias 7 e 8 de setembro terão lugar as Festas da Senhora do Castelo, cuja programação e organização é da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde. Mais uma vez a Câmara Municipal de Mangualde assina a sua presença nestas Festas com o intuito de reavivar a tradição das merendas. Assim, no dia 8, feriado municipal – dia da Senhora do Castelo, será reavivada a tradição das merendas com a presença de vários ranchos, tunas, artesãos e momentos de pintura, assistindo-se ainda à atuação da Orquestra Ligeira do Exército, pelas 21 horas.
Enraizadas na cultura popular e rural, as merendas constituíam e constituem um momento de pausa nas tardes longas dos trabalhos agrícolas da Primavera e do Verão dos mangualdenses. As merendas eram saboreadas pelo casal ou pelos ranchos de pessoas que, rogados, ajudavam nos trabalhos agrícolas, sobretudo nas colheitas, na refrescante sombra das árvores. As mulheres recheavam as cestas de vime com pão de milho cozido no forno de lenha da aldeia, algum pão de trigo e centeio, bacalhau frito, chouriça do porco caseiro, azeitonas, batatas albardadas, presunto e outras iguarias, tudo regado com o bom vinho da região. Mais alegres, regressavam aos trabalhos cantando cantigas populares até ao regresso às suas casas…

O dia 8 de Setembro, dia de festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, era precisamente aproveitado por toda a população do concelho de Mangualde para uma pausa bem merecida nos árduos trabalhos rurais. Assim, em clima festivo, as populações acorriam ao monte e espalhados em grupos juntavam-se à volta das merendas trazidas de casa. Era a última merenda do ano…

Cumpria-se assim a tradição popular que a Nossa Senhora do Castelo abria as portas ao Inverno e acabava com as merendas, esta festa constituía o corolário de um ciclo na vida agrária destas comunidades.

A Câmara Municipal garante que o dia será de grande alegria e convívio, numa iniciativa que une o religioso e o profano.

 

 

 

 

 

 

Isabel Martins

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub