Mangualde sensibiliza para a igualdade do género

por Rua Direita | 2016.05.09 - 21:16

 

Local Gender Equality

 

MANGUALDE SENSIBILIZA PARA A IGUALDADE DE GÉNERO

AS INICIATIVAS INTEGRARAM A 5ª FASE DO PROJETO QUE PRETENDE SER UMA ETAPA DE EXPERIMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DOS INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS CRIADOS AO LONGO DO PROJETO

No âmbito do projeto LGE- Local Gender Equality, realizou-se no passado dia 4 de maio, na Câmara Municipal de Mangualde, uma reunião entre a Vereadora da autarquia, Maria José Coelho, e a equipa responsável pela consultoria no âmbito da Igualdade Género. No mesmo dia, realizou-se uma ação de sensibilização para a temática, com os principais atores estratégicos da Semana da Saúde e da Mostra Social, de forma a incorporar este tema, tão central, nas diversas atividades a realizar, sensibilizando a comunidade para este tema.

As iniciativas integraram a 5ª fase do projeto, uma fase de consultoria formativa, que pretende ser uma etapa de experimentação e validação dos instrumentos e ferramentas criados ao longo do projeto, com os seus destinatários finais diretos (municípios) e indiretos (atores locais nos vários domínios de atuação territorial – economia, cultura, desporto, urbanismo, ação social).

 

LOCAL GENDER EQUALITY: O PROJETO

O projeto Local Gender Equality propõe-se a desenvolver metodologias e instrumentos para a promoção da igualdade de género e facilitação da conciliação entre esferas da vida, pelas estruturas de governação local, assente num consórcio entre entidades parceiras, que envolve a conceção, experimentação e validação com os seus destinatários finais diretos (municípios) e indiretos (atores locais nos vários domínios de atuação territorial – economia, cultura, desporto, urbanismo, ação social). Financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 (EEA Grants), é operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Este projeto prevê a criação de instrumentos e metodologias de incorporação da igualdade de género nos principais domínios da comunidade, estimulando uma participação colaborativa dos diversos agentes não só na internalização dos princípios de igualdade de género no seio das estruturas municipais, como também na introdução da temática ao nível dos planos de ação.

Para além do Município de Mangualde, fazem parte o CES (Centro de Estudos Sociais), de Coimbra, a fundação CEFA (Centro de Estudos e Formação Autárquica), de Coimbra e os municípios de Póvoa de Lanhoso, Lagoa, Ferreira do Alentejo e Pombal.

 

 

 

Sofia Monteiro

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub