Mangualde refletiu sobre Cidadania na segunda edição do Noites na Pólis

por Rua Direita | 2014.04.15 - 12:54

A sala da Papelaria e Livraria Adrião, em Mangualde, encheu novamente no passado dia 11 de Abril, pelas 21.30h, para cerca de duas e horas e meia de reflexão em torno das questões de “Cidadania: quês e porquês”. Nesta segunda edição do Noites na Pólis, um projecto da Ação Pólis, estiveram enquanto oradores convidados João Labrincha, em representação da Academia Cidadã, e Maria Aguiar e Helena Couto em representação da AMARTE – Associação pelo Movimento, Arte e Terapia.

João Labrincha expôs em que consiste a Academia Cidadã e quais os seus pilares basilares. Tendo esta organização nascido da grande manifestação da Geração à Rasca, a 12 de Março de 2011, o orador relatou-nos ainda os bastidores desta manifestação e das que se lhe seguiram, nomeadamente o 15 de Outubro, bem como a sua percepção sobre as problemáticas que foram o rastilho destes novos movimentos sociais. Abordou ainda temas como cidadania, participação política e cidadã e os meios como fazê-lo.

Maria Aguiar e Helena Couto, depois de uma exposição teatral com jovens e crianças sobre a temática das crianças autistas, abordaram o tema e a forma como as artes, nomeadamente a dança e o teatro, podem ser o elo inclusivo na sociedade em redor. Foram ainda expostos os quês e porquês das desarticulações entre estas crianças “especiais” e a forma como estão hoje integradas/excluídas no exercício da sua cidadania.

As/os participantes no debate aberto colocaram algumas questões aos oradores, partilhando das suas preocupações e expondo as suas próprias visões acerca dos temas em análise.

No final do evento foram ainda distribuídos folhetos com pequenas noções dos conceitos abordados, incluindo vouchers com descontos no Ciclo de Workshops que a Ação Pólis iniciará no corrente mês de Abril, no seu novo espaço físico, sito no Largo Dr. Couto, 33, 2º andar – 3530-134 Mangualde.

O próximo evento realizar-se-á no primeiro fim-de-semana de Junho.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub