Mangualde na BTL

por Rua Direita | 2015.02.27 - 12:30

 

 

DOÇARIA REGIONAL E FEIRA DOS SANTOS

   

A Câmara Municipal de Mangualde marcou presença em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Integrado no Stand do Turismo do Centro de Portugal, o município deu a conhecer, ontem (dia 25), a sua doçaria regional e tradicional e apresentou o projeto “Feira dos Santos 2015”. O certame, que constitui uma referência internacional, realiza-se de 25 de fevereiro a 1 de março na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O momento contou com as presenças de Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, e de João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. A BTL contou ainda com a apresentação do vídeo relativo ao ‘Turismo 2020 – Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo de Portugal’ (Vídeo aqui).

 

Durante o espaço dedicado ao município de Mangualde foi possível degustar algumas das melhores especialidades da doçaria regional, nomeadamente, os “Pastéis de Feijão”, as “Cavacas de Mangualde” e as “Queijadas de Mirtilos”. Neste certame foi ainda apresentada a “Feira dos Santos 2015” que este ano decorre nos dias 7 e 8 de novembro. A apresentação esteve a cargo de António Tavares do Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura da autarquia mangualdense.

 

Com a participação neste certame a autarquia teve como objetivo apresentar o território do Município de Mangualde, outrora Terras de Azurara e Terras de Tavares, através dos vestígios e testemunhos materiais e da documentação histórica, numa panorâmica histórica que se inicia com os primeiros habitantes daquele espaço e evolui até aos dias de hoje. Foi neste contexto, definido pela História e por ela enquadrado, que se apresentou a Feira dos Santos, nascida há cerca de 300 anos. Constituindo o evento mais antigo de que há memória no Concelho de Mangualde, a Feira dos Santos é, na realidade um bem do património Imaterial que tem evoluído e sabido adaptar-se às exigências e novas formas de fazer comércio. Autêntico ponto de atração e concentração de pessoas e bens é na atualidade uma marca de Mangualde e das suas gentes.

 

 

 

 

Sofia Monteiro

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub