Mangualde dedicou festa aos Emigrantes

por Rua Direita | 2014.08.04 - 21:49

 

Autarquia assinalou assim o regresso daqueles que partiram

 

A Câmara Municipal de Mangualde promoveu este domingo, dia 3 de agosto, a Festa do Emigrante no Largo das Carvalhas. Foi uma Festa Popular para os emigrantes e para todos os mangualdenses, cuja entrada foi livre. O encontro começou pelas 18h00 e continuou pela noite dentro. A iniciativa, da organização da Câmara Municipal de Mangualde, contou com o apoio da Associação Mangualde Azurara e das Marchas da Freguesia de Abrunhosa-a-Velha. O momento contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Joaquim Patrício, e da vereadora da ação social e turismo, Maria José Coelho.

Festa do Emigrante 2014 (5)

Confraternização foi o mote deste encontro. Pelas 18h00 teve início a receção dos emigrantes, com confraternização e degustação dos petiscos das tasquinhas ali presentes. Às 21h00 começou o verdadeiro “arraial” animado pelo grupo OS MALAMADOS, seguindo-se o grupo Fad´Out pelas 22h00 e mais tarde, pelas 23h00, a atuação do Grupo Folclórico Cranston Portuguese Club – um rancho composto por cerca de 50 elementos oriundos dos Estados Unidos da América.

A Câmara Municipal de Mangualde promoveu assim as tradições mostrando àqueles que um dia ali viveram que a “sua terra” está preservada e o património conservado e recuperado, captando de certa forma o interesse em um dia regressarem às origens.

A Festa do Emigrante celebra sobretudo o regresso à sua terra de origem daqueles que partiram para destinos mais longínquos em busca de uma vida melhor mas que apesar disso não esqueceram nem cortaram com a ligação à sua terra mãe, dando-lhes regularmente o prazer e a satisfação da sua visita.

 

 

Sofia Monteiro

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub