Mangualde celebra a língua portuguesa com semana dedicada à leitura

por Rua Direita | 2014.03.28 - 20:44

Para fomentar o gosto pela leitura e envolver toda a comunidade, as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves promovem mais uma edição da Semana da Leitura em Mangualde. A iniciativa, que decorre de 31 de março a 4 de abril, conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, do Centro de Formação Edufor, da Editora Leya e da Livraria Adrião.

Durante a semana será possível visitar exposições e sentir a animação nos vários espaços. No dia 31, ao primeiro tempo da manhã, irá realizar-se a iniciativa “Todos a ler!’ com todos os alunos do Agrupamento. Pelas 10h00 realiza-se a cerimónia de abertura da Semana na Câmara Municipal, seguida pelas 12h00, do “Manifesto Anti Leitura’ (ESFA), “Estátuas Vivas’ (ACO) e “História com Recadinho’ (GEA). Da parte da tarde, realizam-se as BiblioCurtas, no Auditório da GEA, destinado aos alunos do 4º ano com a apresentação das obras “A maior flor do mundo’, “A árvore generosa’, “Teatro às 3 pancadas’, “O gato e o escuro’, “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris LessMore’ e “O beijo da palavrinha’.

O dia 1 de abril começa pelas 9h15, no auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, com a iniciativa “À volta das histórias’, destinada aos alunos do 3º ano. Pelas 12h00 teremos Leituras em Movimento, pela cidade de Mangualde. Às 14h00 “Conto eu… contas tu!” permitirá a partilha de leituras ente os alunos do 1º ciclo seguido de entrega de Prémios, no Auditório da ACO. As Leituras Seniores têm lugar pelas 14h30, nos lares de idosos.

No Dia Internacional do Livro Infantil, dia 2, irá realizar-se um encontro dos alunos do 1º ciclo com o escritor Alexandre Parafita, no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde. Pelas 10h15, do dia 3, realiza-se o concurso “Vamos ler em voz alta”, no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde e dirigido aos alunos da GEA, e a iniciativa “Conto eu… contas tu!”, com a partilha de leituras ente alunos do 3º ciclo e entrega de prémios, no Auditório da ACO. Pelas 12h vamos “Dar voz às palavras”, com a partilha de leituras entre alunos, docentes e comunidade e entrega de prémios na ESFA. E pelas 14h15 os alunos do Ensino Pré-Escolar vão poder assistir na Biblioteca Municipal de Mangualde, ao espetáculo – “A Magia das histórias”:  A menina do mar | A formiga e a neve | O Doutor Tiradores | Desculpa mas esse livro é meu…

A semana dedicada à leitura termina a 4 de abril com um dia cheio de atividades. Pelas 9h30 e 11h00 decorrem as “Histórias com sorrisos” e pelas 12h vai proceder-se à entrega de Prémios do 2º período, aos alunos da GEA. A peça de teatro “Florbela Espanca, a hora que passa” será apresentada pelas 10h30 aos alunos do ensino secundário e pelas 21h30 a toda a Comunidade Educativa. Ambas as sessões realizam-se na Biblioteca Municipal de Mangualde. Paralelamente, nas tardes dos dias 31 de março e 1, 2 e 4 de abril, decorre a partilha de leituras entre escolas com a iniciativa “Leituras em Movimento”.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub