LIVRO ‘ETNOGRAFIA DO PLANALTO BEIRÃO’ APRESENTADO EM MANGUALDE

por Rua Direita | 2015.06.17 - 12:25

 

 

Uma obra da autoria do mangualdense José Manuel Azevedo e Silva

que pretende recordar costumes de outros tempos

 

 

Mangualde acolheu no passado sábado, dia 13 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, o lançamento do livro ‘Etnografia do Planalto Beirão’, da autoria do mangualdense José Manuel Azevedo e Silva. Na cerimónia marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, a Coordenadora do CHSC – Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, Irene Vaquinhas, o Diretor Executivo da Associação de Desenvolvimento do Dão, Emanuel Ribeiro, e um representante da Arqueohoje. A apresentação da obra e do autor esteve a cargo de João Marinho dos Santos, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A obra, ‘um contributo excecional’, como considerou Irene Vaquinhas, é a única recolha de tradições, usos, costumes e vivências culturais de um quotidiano popular que tende a desaparecer, na região do Planalto Beirão. A região compreende os concelhos de Mangualde, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira, Nelas, Carregal do Sal, essencialmente. O autor, professor da Universidade de Coimbra, e natural de Tibaldinho, Mangualde, emocionado, agradeceu a presença de familiares e amigos de infância da terra que o viu nascer.

Financiada pela Associação de Desenvolvimento do Dão, representando os cinco Municípios que a compõem, a publicação deste livro teve ainda o apoio financeiro da Arqueohoje. A chancela científica da obra é da responsabilidade do CHSC – Centro de História da Sociedade e Cultura, da Universidade de Coimbra e a edição da Editora Palimage.

A sessão de encerramento ficou a cargo do edil mangualdense, João Azevedo, seguindo-se uma sessão de autógrafos pelo autor.

 

 

 

SMonteiro

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub