Lima Bastos apresenta, em Sernancelhe, a obra “Mestre Aquilino, a Caça e uma Gaita que Assobia”

por Rua Direita | 2015.03.02 - 14:30

 

O Auditório Municipal de Sernancelhe recebe, no próximo dia 14 de março, pelas 16 horas, a apresentação da mais recente obra de Manuel de Lima Bastos: “Mestre Aquilino, a Caça e uma Gaita que Assobia”, editada pela “Sopa das Letras” com o patrocínio do Município de Sernancelhe. A cerimónia, que contará com intervenções de Arlindo Cunha e de D. Manuel da Silva Martins, Bispo Emérito de Setúbal, pretende ser uma homenagem ao escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro, cumprindo-se assim a missão de Manuel de Lima Bastos que, desde 2009, lançou já oito obras dedicadas a este vulto das letras portuguesas.

Manuel de Lima Bastos tem sido um dos incansáveis divulgadores de Aquilino Ribeiro, procurando, com os seus livros, analisar temas que são referências nas obras do escritor natural da freguesia de Carregal, Concelho de Sernancelhe.

Com o título “Mestre Aquilino, a Caça e uma Gaita que Assobia”, Lima Bastos aborda a caça, a pesca e a gastronomia, proporcionando-nos viagens únicas em cinco sugestivos capítulos: “O Evangelho da Caça Segundo Aquilino”, “Cenas de Caça nos Montes da Beira Alta”, “A Caça e os Caçadores de Iluminuras”, “Outras Aguarelas de Caça e “Quando ao Gavião Cai a Pena””, e “Retratos de Caçadores com Naturezas Mortas de Caça ao Fundo”.

Em 145 páginas, Manuel de Lima Bastos volta a brindar o leitor com uma linguagem muito apelativa, divertida e entusiasmante. Marca, aliás, da sua veia literária, que lhe valeu, em 2009, o Prémio Literário da Ordem dos Advogados, com a obra “À Sombra de Mestre Aquilino”.

Em 2011, e depois de ter publicado “De Novo à Sombra de Mestre Aquilino” e “Na Luz da Sombra de Mestre Aquilino”, lançou a obra “No Esplendor da Sombra de Mestre Aquilino”, contando com um texto inédito de Aquilino Ribeiro.

Em 2013 apresentou “À Sombra de Mestre Aquilino na Casa Grande de Romarigães” e, também com o apoio do Município de Sernancelhe, a edição comemorativa do cinquentenário da morte e do centenário da estreia literária de Aquilino Ribeiro: “O Retrato de Aquilino – Pintura sobre Palavras”.

Foi, aliás, esta obra que lhe valeu o convite do programa “Ler +, Ler Melhor”, da RTP 2, de 12 de fevereiro, onde Lima Bastos apresentou o livro e deu um importante contributo à compreensão e à leitura das obras de Aquilino Ribeiro.

 

Paulo Pinto

Técnico de Comunicação

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub