Legado de William Shakespeare na Feira de São Mateus pela mão do Teatro Mais Pequeno do Mundo

por Rua Direita | 2014.08.29 - 11:58

 

 

Quatro “descendentes” de William Shakespeare, um inglês, um francês, uma italiana e uma portuguesa, apresentam na Feira de São Mateus a estreia de MicroGlobo. Nos dias 1, 3, 5, 8 e 10 de Setembro, o espectáculo será apresentado das 21h00 às 00h00, em sessões de cada quinze em quinze minutos, junto ao Espelho de Água.

E se Shakespeare tivesse um lado inseguro que o levasse a testar as suas peças num teatro móvel antes de as apresentar no seu Teatro Globo? Há quem diga que tal é verdade, que ele pegava na sua espécie de ‘carroça-caravana’ e apresentava as novas narrativas num local mais restrito para cerca de 20 espectadores, talvez em feiras, talvez até na Feira de São Mateus. Dizem que o dramaturgo adorava feiras, onde encontrava um público heterogéneo, mas acima de tudo popular.

Inspirando-se em obras incluindo Hamlet, Macbeth, Rei Lear e A Tempestade, os quatro “descendentes” de William Shakespeare juntaram-se para recriar este singular laboratório de teatro popular na Feira Franca de Viseu. Em MicroGlobo o público pode assistir às grandes peças, com as grandes personagens, criadas pelo dramaturgo inglês dentro do Teatro Mais Pequeno do Mundo, a Caravana Penélope.

MicroGlobo é uma co-produção da Nicho – Associação Cultural com a Expovis – Feira de São Mateus e conta com a participação de quatro artistas internacionais, com fortes ligações à cidade de Viseu: Graeme Pulleyn, Patrick Murys, Rafaela Santos e Sónia Barbosa. Neste projecto o Teatro Mais Pequeno do Mundo conta com o apoio da Balsa Nova ASCDR e do Centro de Actividades Escutistas Viriato.

 

Ana Filipa Rodrigues

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub