Juventude Socialista apresenta propostas para o Centro Histórico

por Rua Direita | 2014.05.31 - 15:20

No seguimento da discussão pública lançada pela Câmara Municipal de Viseu em torno do Centro Histórico da cidade, a Concelhia de Viseu da Juventude Socialista promoveu um debate que visou recolher e confrontar as ideias de jovens, militantes e não militantes, sobre esta temática. A JS de Viseu felicita a Câmara Municipal de Viseu, não só pela iniciativa, mas por tornar possível o contributo do público em geral para a idealização da reabilitação e recuperação de um espaço que constitui uma inequívoca marca do legado histórico, patrimonial e arquitectónico da cidade.

Segundo Manuel Mirandez, coordenador da concelhia de Viseu da JS, “numa altura em que se discute também a candidatura do Centro Histórico de Viseu a Património da Humanidade, candidatura essa que nos deve mobilizar a todos, este é um debate pertinente, de que a Concelhia de Viseu da Juventude Socialista não podia ficar de fora”.

Manuel Mirandez diz que “o Centro Histórico de Viseu vive hoje dias difíceis. O elevado número de edifícios em agravado estado de degradação, a perda de população de cerca de 30% nos últimos dez anos, o comércio de proximidade em agonia e a dificuldade na fixação de residentes e na atracção de novas famílias, são disso os melhores exemplos”.

Como consequência, o líder da JS Viseu acrescenta que ”qualquer iniciativa para a revitalização do Centro Histórico de Viseu deve ter como base duas premissas fundamentais: a reabilitação urbana; e uma aposta forte em medidas que tornem aquela zona da cidade mais atractiva durante o período do dia. Manuel Mirandez, conclui dizendo que “é com esta ideia em pano de fundo, que apresentamos as nossas ideias. São catorze propostas concretas, que colocamos ao dispor do debate público em torno do Centro Histórico da nossa cidade.”

As 14 propostas da JS Viseu: Lançamento de um profundo debate entre comerciantes e moradores do Centro Histórico com a Câmara Municipal de Viseu sobre a possibilidade de corte de trânsito automóvel; rentabilização do parque da Feira de São Mateus; abertura do Funicular durante um determinado período da noite; criação de uma feira que vise promover os produtos típicos; manutenção das fachadas e aspectos estruturais; a reabilitação urbana orientada para jovens casais e estudantes; residência para estudantes estrangeiros; criação de uma sala de estudo; transferência do SMAS para um edifício devoluto do Centro Histórico; instalação da Polícia Municipal nesta zona da cidade; atrair Lojas Âncora; criação de uma zona de esplanadas que funcione todo o ano; implementação de um Tommy; solução eficiente de wi-fi.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub