Jornadas de Cidadania marcam pontos no interior

por Rua Direita | 2014.05.14 - 20:37

Dois dias, 29 e 30 de maio. Três painéis com 14 temas que se conjugam, e um leque de 16 oradores convidados que dão brilho às IV Jornadas de Cidadania, em Moimenta da Beira. O evento coincide com o país em crise, também de valores, e com a comunidade inquieta, insegura e muitas vezes vulnerável, em especial as das regiões do interior. As jornadas podem ser um ponto de esperança e de rumo para um futuro que se deseja consentâneo com o novo milénio e a sua modernidade.

No primeiro painel, dia 29, “Envelhecimento, Cidadania e Desenvolvimento”, relevância para a presença de Daniel Serrão, actualmente uma personalidade ligada à Medicina, mais concretamente à Anatomia Patológica e à Bioética. É especialista em Ética da vida e é também conselheiro do Papa por ser membro da Academia Pontifícia para a Vida. Daniel Serrão vem falar sobre os “Alertas contra a discriminação e maus tratos contra idosos”.

No segundo painel, ainda dia 29, “Incentivos e Fundos Comunitários para o Desenvolvimento Local”, um sublinhado para outro orador de peso: Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que se debruçará sobre “O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o período 2014-2020”.

Para o último painel, já no dia 30, destaque para a presença de Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, que falará dos “Direitos da Criança e da Família”.

As IV Jornadas “Cidadania em Acção – Rumos de Mudança” voltam a ser organizadas pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira no âmbito da sua Rede Social, e contam com o apoio empenhado da Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro “Beira Douro”, e da Caixa Agrícola do Vale do Douro e Távora.

cultural e artístico, enquanto instrumento de desenvolvimento e afirmação da identidade cultural.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub