Joana Cardeal Bicampeã Nacional em Felgueiras

por Rua Direita | 2018.12.23 - 21:54

 

         Nos mais fantásticos Campeonatos Nacionais de piscina de 25 de sempre para a natação de Viseu, o Académico conquista dois Títulos Nacionais, uma prata e um bronze. Foram quatro as medalhas conquistadas no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores Unicef, disputado em Felgueiras, com 85 equipas presentes e perto de meio milhar de nadadores.

A nadadora Academista apurou-se para cinco finais e arrecadou quatro medalhas, duas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
No primeiro dia de competição a Viseense foi vice-Campeã Nacional nos 400 Estilos, com a excelente marca de 4,50,46s, escapando-lhe o título por escassos centésimos, a vencedora fez 4,49,99. Nos 200 Costas Joana Cardeal tinha o quinto tempo da entry-list, mas conseguiu entrar nas medalhas, ficando no terceiro posto com o tempo de 2,18,32s.
No segundo dia de competição veio o primeiro título Nacional de Joana Cardeal. Nas eliminatórias a nadadora de Viseu alcançou um novo record pessoal, na prova de 400 Livres, com 4,20,68s, que lhe valeu a quinta posição final, conseguindo ainda o apuramento para a final de 200 Estilos, com o quarto tempo de 2,22,45s. Durante as finais a Academistas fez uma prova fantástica realizando uns excelentes 2,18,68s, chegando ao ouro. Nas palavras do seu treinador, Humberto Fonseca, afirmava que era algo que ambicionavam dizendo que “foi para este tempo que trabalhámos, faltava só saber se valia o título Nacional ou não, aconteceu e estamos muito satisfeitos.”
No terceiro e último dia de prova Joana Cardeal nadou os 100 Estilos, com 1.07.24s durante as eliminatórias, apurando-se para a final com o terceiro tempo. Nas finais Joana Cardeal voltou às medalhas, sagrando-se Bicampeã Nacional, com a vitória nos 100 Estilos, em 1.05.45s, numa final decidida ao centésimo, com as piscinas de Felgueiras ao rubro. Foi mais uma excelente prestação da Academista, que se apresentou a um nível fabuloso durante estes Campeonatos.
Os nadadores do Académico têm agora um curto período de descanso, voltando ao trabalho já na próxima sexta feia, dia 28 de Dezembro.

 

Irene Frias

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub