Jazz ocupa as ruas de Viseu com três projectos de animação

por Rua Direita | 2014.07.18 - 21:12

 

 

Com o objectivo de ocupar toda a cidade de Viseu com uma grande festa jazzística, o 2º Festival de Jazz de Viseu terá uma forte componente de animação de rua.

O Comboio Turístico da cidade será invadido, nos dias 23, 24, 25 e 27 de Julho, pelo Colectivo Gira Sol Azul que através da disponibilização de instrumentos de fácil manipulação, desafiará os passageiros a tornarem-se por breves instantes músicos de jazz num concerto informal.

Especialistas em euforia e transmissão de ritmos contagiantes, os Farróbódó juntam-se a esta festa nos dias 24 (18h30) e 27 (17h00) de Julho, com um concerto ambulante, no qual instrumentos de sopro e percussão levam a força e a alegria da música pela cidade fora. Contrapasso e Sacabuxa, são algumas das fanfarras onde há mais de dez anos estes músicos se reúnem para partilhar ritmos balcânicos, dixielandbluesfunkrocklatinreggae, etc. Tudo é possível excepto ficar parado e indiferente. O percurso desta viagem musical tem início no Parque Aquilino Ribeiro e passa ainda pelo Rossio, Rua Formosa, Rua Direita, Rua Augusto Hilário, Praça D. Duarte, Rua do Comércio e termina no Mercado 2 de Maio.

Também nos dias 24 (18h30 e 20h00) e 27 (11h30 e 13h00) de Julho, os Dix It convidarão os transeuntes a sentir a alegria contagiante do Dixieland. Mentores e membros de vários projectos da nova música portuguesa, desde o Jazz à World Music, exploram neste quinteto as possibilidades improvisantes da tradição negra, bebendo no ragtime e no foxtrot a água que depois jorram em ritmos e notas dotados de um novo sabor: o da mudança. O percurso desta viagem musical tem início no Parque Aquilino Ribeiro e passa ainda pelo Rossio, Rua Formosa, Rua Direita, Rua Augusto Hilário, Praça D. Duarte, Rua do Comércio e termina no Mercado 2 de Maio.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub