IVº Fórum João de Araújo Correia

por Rua Direita | 2014.09.26 - 22:39

O Fórum é um evento de periodicidade bienal, promovido e organizado pela Tertúlia João de Araújo Correia, que perfaz, este ano, a sua 4ª edição.

O Fórum é um espaço de partilha e debate, onde os mais recentes trabalhos de pesquisa e análise da obra do escritor são apresentados e discutidos; é um espaço multidisciplinar e de enriquecimento, onde investigadores e artistas cruzam as suas interpretações pessoais, oferendo a todos os participantes motivos de sobra para uma (re)leitura mais esclarecida e rica dos contos e crónicas de João de Araújo Correia.

Este ano, o Fórum junta dois escritores – Araújo Correia e Aquilino – e, de uma forma partilhada e viva, põe em destaque o que os distingue e, sobretudo, os temas e as causas que ambos abraçaram. Se Aquilino dizia que João de Araújo Correia era “o mestre de nós todos”, este dizia que “… para onde quer que vá, franças e araganças [Aquilino] leva olhos serranos. É o que lhe dá cunho e o torna grande entre os maiores prosadores de língua portuguesa.”

Esta admiração e respeito mútuo deram o mote ao IV Fórum, cujo programa se apresenta.

Para a realização do Fórum a Tertúlia conta com a parceria do Centro de Estudos Aquilino Ribeiro e o apoio da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, concelho que acolhe o evento, bem como da Direção Regional de Cultura do Norte.

Helena Gil

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub