IVº Encontro Nacional de concertinas de Sernancelhe

por Rua Direita | 2014.03.13 - 20:30

Pelo quarto ano consecutivo, o Expo Salão Sernancelhe recebe o Encontro Nacional de Concertinas. Organizado pela Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda – Tocadores de Concertinas Terra da Castanha, com o apoio da Associação Sementes da Terra, do Município de Sernancelhe e da Caixa de Crédito Agrícola do Vale do Távora e Douro, o evento acontece no dia 22 de março de 2013, a partir das 14:00 horas, prolongando-se até perto da meia noite. Depois do sucesso das três edições já realizadas, a organização convidou este ano para encerrar o evento o grupo “Minhotos Marotos”.

Tendo como objetivo principal dinamizar culturalmente o Concelho, a organização procura também divulgar a concertina como instrumento da moda, que esteve quase extinto e que hoje é tocado regularmente por mais de duas centenas de pessoas só no concelho, em boa parte crianças e jovens. Aliás, a própria Associação Os Tocadores de Concertinas Terra da Castanha, promotora do evento, é o melhor exemplo de como foi possível revitalizar a concertina e cativar jovens para aderirem ao grupo, desdobrando-se hoje em atuações por todo o país.

Do programa para este IV Encontro Nacional, para além da receção aos concertinistas junto à Câmara Municipal pelas 14:00 horas, consta o já célebre desfile dos grupos pela avenida principal até ao Expo Salão. É naquele local que actuarão os grupos de concertinistas e, logo depois, todos os tocadores presentes atuarão em conjunto. Muita música, muitas demonstrações da cultura popular portuguesa, de diversas regiões do País, é o que promete o cartaz deste IV Encontro Nacional de Concertinas.

Todos os concertinistas terão entrada gratuita no evento e os interessados poderão ainda adquirir uma senha que os habilitará a ganhar uma concertina que será sorteada por todos os participantes. O jantar será da responsabilidade da organização, o mesmo sucedendo com a atuação dos “Minhotos Marotos”.

Estão portanto reunidas as condições para que o IV Encontro Nacional de Concertinas supere o êxito alcançado pelas edições anteriores e, acima de tudo, seja motivo de convívio e boa disposição entre todos os presentes. É também uma excelente oportunidade para colocar Sernancelhe nos locais a visitar por esta altura do ano, já que, para além da música, poderá desfrutar da inigualável oferta gastronómica, do património e da singular hospitalidade das gentes da Beira.

cartaz

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub