Grandioso êxito, o da 24ª Festa da Castanha de Sernancelhe

por Rua Direita | 2016.10.31 - 14:53

 

 

Bem estamos habituados ao cunho de competência organizativa nos eventos de Sernancelhe, porém, por vezes, questionamo-nos como é possível tanto rigor e perfeccionismo num certame que dura três dias e congrega dezenas de milhares de visitantes, com aquela escassez de recursos humanos. Caso é para ser dito: são poucos mas valem por muitos. E onde a vontade impera as mãos multiplicam-se e a “obra nasce”. Parabéns a todos, pois nos deram uma vez mais, esse exemplo.

a3entrada

dsc05240

dsc05245

dsc05246

dsc05247

A abertura oficial ocorreu na sexta-feira, dia 28 e contou com o presidente do CA da EDP Renováveis, António Lobo Gonçalves, vários presidentes de autarquias da região, Penedono, Armamar, Moimenta da Beira, Tabuaço, Trancoso… e os deputados Pedro Alves e Lima Costa.

Já na inauguração foi grande a afluência de público ao Exposalão, mas no sábado – quando o pudemos constatar presencialmente – e no domingo, as pessoas afluíram de uma forma ininterrupta.

a2

a1

conf2

confraria

As propostas da Organização eram múltiplas e iam desde a presença de todas as freguesias em barraquinhas alusivas ao que de emblemático nos seus territórios se produz, à oferta gastronómica com produtos da terra, pontificando, claro está, a rainha martainha, mas também os cogumelos, as sanchas, o mel, o azeite, o vinho, as abóboras, as maçãs, o pão… (que quando é de castanha é manjar de deuses) e, no stand do Carregal, os fálgaros não foram esquecidos (nem Aquilino)… magustos, muita castanha assada servida por mimosas mãos, jeropiga cabonde, fumeiro e queijos,  música no ar, muita animação, exposições da comunidade escolar, montaria aos javalis, passeio pedestre pela Rota da Castanha e do Castanheiro, concurso da Melhor Castanha DOP, do Melhor Doce de Castanha, o IXº Passeio de  BTT que atraiu um número recorde que ultrapassou os 1200 participantes, espectáculos musicais com os maviosos Ranchos Folclóricos de Sernancelhe e Arnas, os tocadores de concertina, fado à desgarrada e ainda Xico Mendes e Dina Pinto.

a5

dsc05399dsc05255

Houve prova de doces onde a castanha pontificou, um showcooking proporcionado pelos hábeis alunos da ESPROSER e atribuição dos prémios da melhor castanha, melhor montra e melhor doce de castanha.

a9

dsc05248dsc05250a13dsc05310dsc05323queijo

a12

dsc05251

A RTP, com o seu programa “Aqui Portugal” esteve em directo durante o dia de sábado.

Com a sua habitual dignidade, esteve também a Confraria da Castanha Soutos da Lapa, com o seu mordomo-mor, Alberto Correia e o autarca de Penedono, Carlos Esteves – que diz sempre presente – e demais confrades.

dsc05260

dsc05340velhotas

Parabéns ao presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago e aos seus dois vereadores, Armando Mateus e Carlos Santos. Mas parabéns também àquela equipa bem organizada que corporizou e no terreno implementou a essência do evento, assim como aos sernancelhenses que nele se reviram.

Vamos à 25ª edição!

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub