Grandes músicas no Museu de Lamego

por Rua Direita | 2014.01.19 - 10:17

 

No próximo dia 25 de janeiro, o Museu de Lamego vai percorrer 100 anos de canto, dança, textos e representação da Broadway. Esta é mais uma sessão de música comentada e ilustrada, para ouvir e ver a partir das 15h30.

Ao todo serão vinte os temas, sons originais de uma América que influenciou o mundo, que recordam uma cidade onde, no início do século XX, homens e mulheres vindos de todas as partes do mundo,“black, brown and beige” como lhes chamou Duke Ellington, se cruzavam.

A abertura do metropolitano, em 1904, acabaria por fazer jus àquela que é hoje é conhecida com a cidade que nunca dorme. A facilidade de deslocação, a todas as horas do dia e da noite, confrontou culturas e heranças, instrumentos e ritmos. Cantando e dançando, escrevendo e compondo, foram-se erguendo os teatros da Broadway.

Assim nasceu um retrato da cultura da América e, dialeticamente, o meio mais poderoso de caracterização da sua identidade. Os seus sons e as suas palavras foram-se espalhando, ao princípio através de folhetos publicados, depois nas ondas da rádio e por fim na adaptação aos espetáculos ao cinema.

Escritores, compositores, atores, cantores e bailarinos, não esquecendo os produtores, edificaram um património que continua hoje vivo nos seus 43 teatros ainda em atividade.

No próximo dia 25, numa sessão orientada por José Pessoa, serão recordados os sons originais de palco e as imagens da época, contextualizando historicamente o decorrer de 100 anos da Broadway (1903-2003).

A entrada é livre.

mlamego.patriciabras@culturanorte.pt

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub