GOUVEIA – OS PASTORES MAIS BELOS DA SERRA DA ESTRELA

por Rua Direita | 2017.07.18 - 10:54

Se é pastor, este anúncio é para si…
Casting para o Calendário:
OS PASTORES MAIS BELOS DA SERRA DA ESTRELA

 

 

O Notícias de Gouveia está à procura dos pastores mais bonitos da Serra da Estrela, com o objetivo de fazer um calendário solidário, para 2018. Não há limite de idade, ou características impeditivas para se ser modelo neste projeto. Precisamos de 12 pastores e acreditamos que vai ser fácil encontrá-los, porque todos à sua maneira são belos. O fotógrafo profissional Miguel Silva fará as fotos. Inscreva-se através do e-mail: lilianacarona@abpg.pt

Patrocínios: ANCOSE e ABPG

 

Vem aí o calendário dos pastores mais belos

 

O Notícias de Gouveia vai fazer um calendário para 2018, com os pastores mais bonitos da nossa Serra da Estrela. As fotografias já começaram a ser tiradas. A ideia dos pastores mais belos num calendário, é nova. Mas a modalidade em si, já se repercutiu com os bombeiros, por exemplo. Quem não se lembra de alguns célebres calendários com bombeiros, em poses originais, que tiveram grande adesão pelo país? Todos com cariz solidário, tal como o nosso.

Traços marcados, rosto rude, cabelo curto, desgrenhado, cabelo grisalho, rugas, músculos definidos.

Características que vemos num modelo masculino de capa de revista, mas também num…pastor da nossa Serra da Estrela. Sim a beleza de um pastor. A cara sempre áspera, as marcas, os desenhos duros e quadrados, corpulento ou elegante… Numa primeira vista, parece bruto, às vezes mal tratado, mas nunca feio. Não há pastores feios. Conseguir fotografias que enalteçam a beleza dos homens fotografados. Mostrar, com orgulho, o que é um homem da serra.

Depois de uma primeira conversa, surge o sorriso fácil, a palavra, o gosto pela profissão, a dureza dos dias, a história de uma vida. Será uma foto capaz de retratar a beleza interior e exterior de um pastor da Serra? Acreditamos que sim. Que os holofotes se direcionem para eles. Os nossos pastores. Talvez a profissão mais antiga da nossa terra. Queremos homenageá-los. Será uma forma de começar o ano de 2018 em grande, assinalando 104 anos de jornal Notícias de Gouveia. E quem vai fazer as fotografias?

No distrito da Guarda, há bons fotojornalistas, profissionais, que a par das dificuldades inerentes ao setor, vivem unicamente da fotografia. Não é fácil. Mas fazem-no por paixão. Miguel Silva, é um desses profissionais, é fotojornalista a trabalhar no distrito da Guarda e a residir em Pinhel. Com 20 anos foi morar para o Porto, onde mais tarde estudou fotografia no IPF- Instituto Português de Fotografia. Atualmente é colaborador permanente da Agência Lusa e Global Noticias. Já publicou fotografias em praticamente todos os títulos da imprensa nacional, nomeadamente do Grupo Impala. Tem de momento uma exposição no Teatro Municipal da Guarda, de nome “Mãos”, onde mostra homens e mulheres que ainda utilizam métodos manuais para fazer, por exemplo o pão ou o queijo. Vale a pena uma visita. O nosso agradecimento a este fotojornalista, que a título voluntário, acedeu ao convite de captar a beleza dos pastores serranos, através da sua lente.

Quanto ao casting para seleccionar os pastores mais bonitos. Não há limites de idade. Se a beleza é subjetiva, não haverá critérios diferenciadores. Fotografaremos a diferença, porque na diferença, esconde-se a beleza. O primeiro pastor fotografado foi Hermínio Carvalhinho, de Casais de Folgosinho. Enquanto o entrevistava a fim de recolher uma frase para o calendário, deu uma gargalhada e disse sem falsas modéstias. “Se vieste ter comigo é porque sou bonito”. Também o pastor Jorge Lima, 52 anos, natural de Moimenta da Serra, elogiou a iniciativa do Notícias de Gouveia, porque diz tratar-se de uma profissão em vias de extinção. “O nosso traje está-se a perder, tudo o que seja para nos promover é uma boa ideia”, acrescenta com orgulho.

A nível de apoios, do nosso lado, literalmente, como em todas as nossas iniciativas, a ABPG- Associação de Beneficência Popular de Gouveia, e como não poderia deixar de ser a ANCOSE, Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, cujo responsável, Manuel Marques, sublinhou: “se não forem vocês, comunicação social, a darem voz, ficamos moribundos. Não é pastor quem quer, é pastor quem sabe”, concluiu, mediante o nosso repto de apadrinharem a iniciativa.

Se é pastor e acha que tem perfil para figurar do calendário dos pastores mais bonitos da Serra da Estrela, entre em contacto connosco, através do e-mail: lilianacarona@abpg.pt

Se a iniciativa correr bem, faremos no futuro um calendário feminino, também com as nossas pastoras. Se correr mal, como diz o ditado, o que conta é a intenção, e a nossa é certamente uma boa intenção.

 

Liliana Carona

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub