GNR – Operação Veículos Pesados – Resultados

por Rua Direita | 2016.02.24 - 12:21

comunicado GNR

 

 

“Tispol – Truck and Bus Operation”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou, entre os dias 15 e 21 de fevereiro, em todo o território nacional, a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos, no sentido de identificar e prevenir infrações relacionadas com este tipo de veículos e respetivos transportes (pessoas e bens).

Foram fiscalizados 4 588 condutores, tendo sido detetadas 812 infrações, das quais se destaca:

·         325 por excesso ou deficiente acondicionamento/disposição da carga transportada;

·         305 relativas a tacógrafos, como não cumprimento dos tempos máximos de condução e tempos de pausas e repouso obrigatório.

Durante o período da operação, foram empenhados militares dos Comandos Territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Unidade de Ação Fiscal (UAF).

Esta operação foi realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR – www.euro-controle-route.eu/ site/), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

 

No distrito de Viseu, no decorrer da operação, o Comando Territorial de Viseu fiscalizou 75 condutores, tendo sido detectadas 39 infrações, das quais se destacam:

26 por excesso ou deficiente acondicionamento/disposição da carga transportada;

13 relativas a tacógrafos, como não cumprimento dos tempos máximos de condução e tempos de pausas e repouso obrigatório.

 

 

Uma força Humana, Próxima e de Confiança

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub