Futebol Jovem do Distrito de Viseu (8 e 9 de Fevereiro)

por Miguel Vargas | 2014.02.13 - 09:43

Tondela entra com o “pé esquerdo” na Fase de Promoção

Juniores A (Sub-19)

– O jogo em si também não era contra um adversário qualquer. O Gil Vicente apadrinhou o Tondela na Fase de Promoção Zona Norte da 2ª Divisão Nacional de Juniores e venceu por 2-0. Apesar do mau resultado certo é que uma das piores deslocações que se perspetivavam era a Barcelos e essa já está cumprida. Na fase de Manutenção, o Ol. Frades entra com o pé direito e frente a um dos adversários mais cotados desta fase, o Mealhada. A equipa de Lafões venceu 1-0 e começa esta segunda fase com perspetivas de alcançar uma difícil manutenção. O Ac. Viseu recebia em casa o Tourizense e vacilou por 0-2, Tourizense que assim passa a liderar esta fase de manutenção.

– Na zona norte do distrital, o jogo de maior cartaz acabou por atrasar as duas equipas. Penalva do Castelo e Cinfães defrontaram-se este fim-de-semana e dai resultou um nulo situação que com, as vitórias de Sp. Lamego e Sátão, atrasa ambos os conjuntos mas até prejudica mais o Cinfães visto que o Penalva já cumpriu a sua folga e ainda tem um jogo em atraso.

– Na zona sul, confronto importante para as contas finais que opôs Mortágua (2º) e Repesenses (1º) com o jogo a terminar empatado e com a equipa forasteira a sair a ganhar deste embate pois manteve o primeiro lugar e o Mortágua ainda terá que folgar ao contrário da equipa do Repesenses. Mangualde e Molelos aproveitaram o embate entre primeiros para se aproximarem desses mesmos lugares com as vitórias que alcançaram no fim-de-semana.

Juniores B (Sub-17)

– No Campeonato Nacional de Juvenis realizou-se a 3ª jornada da fase de manutenção sendo que o NDS Guarda – Repesenses não se realizou ficando adiado para uma data futura. A outra equipa do distrito, o Ac. Viseu foi à Marinha Grande e empatou 0-0 amealhando um ponto para juntar aos muitos que já tem e para consolidar a sua segunda, e confortável, posição na tabela classificativa.

– No Campeonato Distrital, na zona norte, na jornada 16 os dois primeiros classificados, Cracks de Lamego e Drizes com as vitórias alcançadas neste fim-de-semana conseguem criar um fosso grande para as equipas situadas do 3º posto para baixo. Sátão, Ol. Frades e Cinfães saíram derrotados nesta jornada e poderão ter hipotecado as suas aspirações de marcar presença na fase final. É ainda possível, matematicamente, mas a distância do 3º para o 2º é neste momento de 8 pontos o que a 6 jornadas do fim parece difícil (para não dizer impossível) de recuperar mas esta modalidade é fértil em surpresas e Cracks de Lamego e Drizes terão que ser o mais competentes possível nos jogos que ainda têm que realizar.

– Na zona sul, o líder Tondela vingou-se da sua única derrota na prova e venceu o Canas de Senhorim por 5-0 (na primeira volta vitória para o Canas por 3-2). Mantem o confortável 1º lugar e as distâncias para toda a concorrência. O Lusitano de Vildemoinhos (2º) teve dificuldades para vencer o Mangualde vencendo pela margem mínima (0-1) o que possibilita que mantenha o 2º lugar. As equipas posicionadas na 2ª posição também registaram vitórias neste fim-de-semana e já têm algum conforto relativamente ao 5º lugar, ou seja, podem concentrar-se exclusivamente no ataque pela ida à fase final.

Juniores C (Sub-15)

– No Campeonato Nacional de Iniciados, o Repesenses somou mais 3 pontos importantes para o objetivo da manutenção batendo o Lusitano de Vildemoinhos por 2-0. O Lusitano é que não consegue encontrar o caminho das vitórias. Na 3ª jornada da fase de manutenção somou a 3ª derrota e tem o pior registo desta segunda fase da competição. São necessárias vitórias para o sonho da manutenção. O Ac. Viseu depois de duas vitórias importantíssimas rumo à manutenção não conseguiu vencer o Avanca (perdeu 0-1) e assim não consegue para já sair da zona de despromoção. Já o O Crasto, que tem uma missão complicadíssima, conseguiu somar o primeiro ponto nesta segunda fase empatando em casa 1-1 frente ao Taboeira.

– No Campeonato Distrital, na zona norte, os dois primeiros classificados venceram e caminham a passos largos para atingir os seus passaportes para a fase final. A distância já é considerável para o Vouzelenses (3º) e não se perspetiva que o trajetos de Cinfães e Cracks de Lamego sejam conturbados até ao fim desta primeira fase. O Paivense vai subindo, jornada após jornada, na tabela classificativa. Venceu 5-0 o Moimenta da Beira e está a apenas um ponto do 3º lugar.

– Na zona sul, o Tondela somou mais 3 pontos e está cada vez mais próximo de garantir matematicamente a presença na fase final. Desta feita foi a casa do Santo André bater o seu adversário por 0-1. Viseu 2001 e Pinguinzinho também conseguiram atingir os resultados positivos que procuravam, ambas fora de casa e assim continua nesta luta ombro-a-ombro pelo 2º posto. Têm ambas 46 pontos e aguardamos que alguma destas equipas perca pontos para trazer emoção a uma série que se desenrola nitidamente a duas velocidades.