Futebol Jovem do Distrito de Viseu (25 e 26 de Janeiro)

por Miguel Vargas | 2014.01.29 - 12:57

Destaque para os campeonatos nacionais

Juniores A (Sub-19)

– Na 2ª Divisão Nacional de Juniores – Série C – chegou ao fim a primeira fase da competição. A equipa do Tondela, desde a primeira hora, assumiu-se como candidata a lutar pela fase de apuramento de campeão e conseguiu atingir esse objetivo com um pequeno extra, sagrou-se campeão da Série C. Agora vai medir forças com os primeiros classificados das restantes séries com o sonho de puder atingir a 1ª Divisão Nacional de Juniores, que a acontecer será um feito extraordinário e histórico para todo um distrito apaixonado pela modalidade. No que diz respeito às outras duas equipas, o Ac. Viseu terminou a meio da tabela classificativa com 25 pontos que permite abordar a fase de manutenção com alguma confiança, mas não poderá pensar que é uma questão de tempo até a manutenção surgir. Terá que ser rigoroso para não desaproveitar a vantagem que tem neste momento. Já o Oliveira de Frades parte com a missão mais complicada. Acabou a 1ª fase com 16 pontos e terá que ter uma entrada positiva na fase de manutenção com o intuito de se aproximar das equipas melhores classificadas e recuperar um número suficientes de pontos que lhe permita discutir a manutenção com as restantes equipas em competição.

– No Campeonato Distrital, na zona norte, desenrolou-se a 12ª jornada. Jornada contudo incompleta pois o jogo Moimenta da Beira – Penalva do Castelo foi adiado para Março. O líder até aqui era o Sátão, que cedeu o “trono” ao Sp. Lamego por força da folga que foi obrigado a cumprir e também pela vitória alcançada pela equipa do Sp. Lamego em Vouzela. Assim o sp. Lamego é, ainda que com mais um jogo, o novo líder do campeonato com mais um ponto que a equipa do Sátão e mais três que a equipa do Cinfães.

– Na zona sul, as equipas da parte cimeira da tabela foram as vitoriosas da jornada. No jogo maior da jornada o Repesenses venceu o Lusitano de Vildemoinhos num derby sempre apetecível e manteve a liderança do campeonato a par do Mortágua com 28 pontos ainda que a equipa do Mortágua tenha, até agora, mais um jogo disputado que os seus rivais. Bem perto destas duas equipas seguem Mangualde e Molelos que mais uma vez venceram os seus adversários desta jornada.

Juniores B (Sub-17)

– No Campeonato Nacional de Juvenis começou a fase de manutenção da Série C. Ac. Viseu e Repesenses tinham deslocações complicadas no início desta 2ª fase da prova e conseguiram pontuar começando a amealhar pontos preciosos para atingir o mais cedo possível a manutenção. O Ac. Viseu empatou na Covilhã frente ao Sporting local enquanto que o Repesenses deslocou-se a Anadia e saiu de lá também com um ponto.

– No Campeonato Distrital, na zona norte, os dois primeiros venceram fora de portas e mantiveram os primeiros lugares com a mesma distância pontual. O Cracks de Lamego venceu em Resende enquanto que o Drizes venceu em Moimenta da Beira. No jogo mais interessante da jornada o Cinfães bateu o Oliveira de Frades por 1-0 e ascendeu ao quarto lugar por troca com o seu adversário deste fim-de-semana. Já o Sátão manteve a terceira posição ao vencer o último classificado, Viseu e Benfica B, por 9-0.

– Na zona sul, os dois primeiros classificados, Tondela e Lusitano de Vildemoinhos golearam e somaram mais 3 pontos à “sua conta pessoal” e no jogo grande da jornada que opôs Viseu e Benfica e Repesenses B, 3º e 4º classificado, a vitória sorriu ao Repesenses B e assim as equipas trocaram de posição na tabela classificativa.

Juniores C (Sub-15)

– No Campeonato Nacional de Iniciados, começou também a fase de manutenção. A equipa viseense melhor classificada da 1ª fase foi o Repesenses e a equipa entrou com o pé direito ainda que à custa de outra equipa do distrito, o Crasto (vitória por 0-4 em Castro Daire). Uma entrada muito positiva nesta fase foi a obtida pelo Ac. Viseu que em casa bateu o Taboeira por 2-1 somando 3 pontos importantíssimos na luta pela manutenção. Por fim, o Lusitano de Vildemoinhos esteve perto de pontuar na partida frente à Sanjoanense tendo perdido o jogo em questão por 2-1.

– No Campeonato Distrital, na zona norte, vitórias para Cinfães, Cracks de Lamego e Vouzelenses, os 3 primeiros classificados. Cinfães sobre o Drizes por 2-0, Cracks frente ao Ferreira de Aves por 5-0 e Vouzelenses com o Resende por 4-2. Surpresa foi a derrota do Oliveira de Frades (4º classificado) frente ao Viriatos que assim leva a que a equipa se distancie cada vez mais do topo da classificação.

– Na zona sul, o Tondela somou mais uma vitória desta feita frente ao 4º classificado Repesenses B em casa deste por 0-4 e continua o seu trajeto tranquilo no 1º lugar. No jogo grande da jornada defrontaram-se Viseu 2001 e Pinguinzinho, duas equipas com legítimas aspirações em marcar presença na fase final. A vitória sorriu à equipa de Santa Comba Dão pela margem mínima o que levou a que ambas as equipas ficassem no 2º lugar com 40 pontos, menos 8 que o líder Tondela, mas a vantagem no confronto direto (1º critério de desempate) é favorável à equipa santacombadense que pode, em caso de empate, assegurar o passaporte para a fase final.