Futebol Jovem do Distrito de Viseu (1, 2 e 4 de Março)

por Miguel Vargas | 2014.03.06 - 09:30

Entregues os primeiros “passaportes” de acesso às fases finais

Juniores A (Sub-19)

– 4ª Jornada da Fase de Promoção e o regresso do Tondela aos desaires. Em casa do Freamunde a equipa de juniores tondelense a não conseguir dar a sequência desejada à vitória obtida sobre o Angrense e a cair para o 5º lugar na tabela classificativa. Na fase de manutenção, jornada dupla aproveitando o Carnaval, jornadas que catapultam o Oliveira de Frades dos lugares de despromoção directa mas infelizmente à custa de Ac. Viseu. Ambas as equipas têm 26 pontos ao cabo da 5ª jornada desta segunda fase e faltando 9 jornadas para o fim da competição ambas as equipas estão em legítimas condições de assumir um lugar entre os 4 primeiros do campeonato.

– No Campeonato Distrital, Zona Norte, jornada 16 marcada pelo adiamento de alguns jogos mas observando os jogos disputados o Sátão foi a casa do último classificado Santacruzense vencer por 0-1 e obter 3 pontos importantíssimos para alcançar o objectivo da fase final. Ficará a aguardar a prestação de Penalva do Castelo e Sp. Lamego que não jogaram este fim-de-semana.

– Na Zona Sul, a primeira equipa a conseguir matematicamente um lugar na fase final foi a equipa do Repesenses. Com a vitória por 2-0 no derby da cidade de Viseu frente ao Viseu e Benfica confirma algo que já se antevia à bastante tempo, assumindo-se desde a primeira hora como candidata não só à Fase Final como também ao título de campeão distrital. O Mortágua também está próximo de assegurar presença na fase final bastando para isso que no mínimo empate o seu próximo jogo frente ao Molelos, 3º classificado.

Juniores B (Sub-17)

– No Campeonato Nacional de Juvenis, Fase de Manutenção, realizou-se apenas um jogo em atraso da 3ª jornada que opunha NDS Guarda a Repesenses com a vitória para a equipa do distrito vizinho, situação essa que acaba por não ser nada penalizadora em termos classificativos com a equipa viseense no 3º lugar da prova em posição de manutenção.

– No Distrital, Zona Norte, Drizes carimba passaporte para a fase final depois de vencer o derby com o Oliveira de Frades por 3-1. À equipa de S. Pedro do Sul restará agora cumprir os jogos que lhe faltam para assegurar o 1º lugar desta 1ª fase e aproveitar para preparar a exigente fase final. O Cracks de Lamego, com um jogo em atraso, também caminha para a fase final contudo neste fim-de-semana não foi além de um empate a 1-1 frente ao penúltimo Moimenta da Beira.

– Na Zona Sul, Tondela também já tem presença garantida na fase decisiva da prova, com a vitória em Mangualde a equipa tondelense ultrapassou os maus resultados das duas últimas jornadas, regressou à vitória e assegurou matematicamente presença na fase final da competição. Resta agora atribuir a 2ª vaga estando o Lusitano de Vildemoinhos muito próximo de conseguir alcançar essa situação bastando-lhe empatar o seu próximo jogo curiosamente frente ao seu rival na luta pelo segundo lugar, o Viseu e Benfica.

Juniores C (Sub-15)

– No Campeonato Nacional de Iniciados, fase de manutenção, só uma equipa do nosso ditrito conseguiu somar os 3 pontos, o Ac. Viseu que bateu no seu reduto o Gondomar por 2-1. Com este resultado a equipa academista continua a sua recuperação incrível com vista a atingir a manutenção tendo para já o 2º melhor registo nesta fase de manutenção onde só a equipa da Sanjoanense conseguiu somar mais pontos. As restantes equipas perderam todas. No caso do Repesenses esse resultado não aquece nem arrefece a sua posição na tabela, mas já nos casos de Lusitano de Vildemoinhos e Crasto os resultados agudizam as suas situações na classificação.

– No Campeonato Distrital, Zona Norte, ao Cinfães depois da vitória sobre o Penalva no passado fim-de-semana falta apenas um ponto para assim garantir com a ajuda da matemática uma evidência que vai suceder que é a sua presença na fase decisiva da prova. Com o 1º lugar praticamente entregue resta apontar espingardas para o segundo, discussão entre Cracks de Lamego e Vouzelenses com vantagem de 6 pontos para a equipa mais a norte do distrito. No fim-de-semana passada as equipas marcaram encontro em Vouzela resultando dai um empate a 2-2 resultado bastante favorável à equipa de Lamego.

– Na Zona Sul, situação idêntica à do Cinfães é a que sucede com o Tondela ainda invicta na prova com todos os pontos possíveis amealhados mas fruto das boas prestações de Pinguinzinho e Viseu 2001 a não ser ainda suficiente para matematicamente já ter lugar assegurado na 2ª fase do campeonato mas é uma situação em nada preocupante visto que o Tondela é o líder incontestado desta série sul como fazem prova os números estratosféricos que a equipa de Tondela conseguiu até agora. Para o 2º lugar a emoção vai se arrastando de fim-de-semana para fim-de-semana com Pinguinzinho e Viseu 2001 e não vacilar jogo após jogo situação que a caminhar para os últimos 5 jogos desta 1ª fase vai trazer maiores motivos de interesse sobre ambas as equipas no sentido de verificar quem vai acompanhar Tondela como representantes da zona sul na fase final da prova.