“Freguesia de Real: O Futuro da nossa Memória I”

por Rua Direita | 2016.04.19 - 09:35

24 de Abril: Lançamento do Livro
“Freguesia de Real: O Futuro da nossa Memória I”
Pelas 15h no edifício sede da Freguesia será lançado o novo livro editado pela Junta de Freguesia de Real.

 
A Memória é um elemento fundamental para a Identidade de uma Comunidade. É ela que torna vivo o nosso passado, trazendo para o presente os cantos e recantos e as gentes das nossas aldeias. Uma comunidade sem Memória é uma comunidade morta.
O conjunto de fotografias apresentadas retrata aspectos das duas aldeias que já pertencem à memória colectiva da freguesia, e que as gerações mais novas já não conheceram.

Das mais de 2500 fotografias recolhidas, foram seleccionadas 128, dando preferência ao espólio de Liberto Carvalho. Queremos que este seja o primeiro álbum de outros em que possamos disponibilizar o espólio do nosso arquivo.

A edição deste livro insere-se no projecto “O Futuro da Memória da Freguesia de Real”. Este projecto vem no seguimento de outras iniciativas levadas a cabo pela Junta de Freguesia no âmbito do Património cultural e imaterial local, potenciando a Identidade da nossa freguesia.

Mas o principal motivo que lhe deu origem foi a doação por parte de Liberto Pais de Carvalho do seu espólio fotográfico sobre a freguesia à Junta de Freguesia.

Entretanto, foi apresentado o projecto em sessão pública, e lançado o convite à população para contribuir para este projecto com as fotografias que tivesse guardadas. Foram várias as pessoas que colaboraram cedendo as fotografias que dispunham. A todos o nosso Bem-Haja!

Através do Centro de Emprego foi conseguida a integração de um técnico de multimédia, José Manuel de Albuquerque e Silva, que executou a digitalização e tratamento das fotografias.
A par do lançamento do livro, assim que as condições climatéricas o permitam, será instalada na freguesia uma exposição com o mesmo nome, constituída por 14 placards. Cada placard será colocado num sítio especifico com fotografias antigas desse sítio, de forma que in loco as pessoas possam ver a diferenças entre o antes e o agora!

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub