Filipe Melo e Juan Cavia apresentaram trilogia nas escolas de Tondela

por Rua Direita | 2015.12.17 - 15:09

 

A convite do Município de Tondela o conhecido pianista, realizador, autor de banda desenhada e conterrâneo Filipe Melo visitou algumas escolas de Tondela para falar um pouco mais da trilogia “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”.

A visita decorreu na terça-feira, dia 15 de dezembro e foi ainda acompanhada pelo artista argentino Juan Cavia, ilustrador da obra literária.

IMG_2541

A convite do Gabinete de Educação e em estreita colaboração com os dois Agrupamentos de Escolas, Filipe Melo e Juan Cavia participaram num total de quatro sessões com certa de 60 alunos em cada.

Logo pelas 8h45 da manhã, o auditório da Escola Secundária de Molelos, encheu-se para ouvir falar de banda desenhada, histórias do fantástico (monstros e lobisomens), guiões, escrita criativa, estruturas narrativas e um leque de aventuras imaginárias. A sessão viria a repetir-se pelas 10h30, com o auditório repleto por alunos, desta feita incluindo um grupo que se deslocou propositadamente da Escola Básica da Lajeosa do Dão.

Ao longo de mais de 1h por sessão, de agradáveis conversas entre alunos e artistas, evidenciou-se uma mensagem que Melo e Cavia faziam questão de reforçar… Na vida profissional, como nos estudos, “é sempre mais importante acabar um trabalho, mesmo que passível de ser melhorado mais tarde do que, em busca da perfeição, nunca o terminar”.

Desafio após desafio, os alunos foram percebendo como se escreve uma narrativa para banda desenhada, mas também como é que isso se pode interligar com o mundo cinematográfico.

Recordamos que Filipe Melo, produziu e realizou a curta-metragem “I’ll See You in My Dreams”, rodada em Tondela no ano de 2003, sendo considerado o primeiro filme de terror português. Contou com atores como Adelino Tavares, São José Correia, Sofia Aparício, Manuel João Vieira, João Didelet ou Rui Unas. A produção venceu o Fantasporto, o Méliès D’or e outros 12 prémios internacionais. Muito recentemente, em 2012, Filipe Melo volta a deslocar-se a Tondela para produzir uma nova curta repleta de lobisomens, desta vez rodada na localidade de Nandufe e interpretada por alguns atores locais.

Com origens em Mouraz, Filipe Melo faz questão de recordar que, sempre que pode, regressa à casa da família, local recatado onde encontra a paz e a calma do campo ideal para se concentrar e inspirar para novos desafios.

Juan Cavia, é argentino e veio a Portugal para participar na COMIC CON – uma importante Feira de Animação – para a qual foi convidado a desenhar o cartaz da edição 2015. Para além de ilustrador é diretor de arte e o seu dia a dia é passado a fazer cenários para conhecidos filmes de Hollywood, entre os quais o filme galardoado com de melhor filme estrangeiro 2009 “El Secreto de Sus Ojos”. O Município de Tondela não quis desperdiçar a oportunidade e aproveitou esta sua passagem por Portugal para o convidar a vir a Tondela falar um pouco mais do seu trabalho.

No período da tarde, os autores continuaram a sua interação com os alunos, com mais duas sessões. A primeira na Escola Básica de Campo de Besteiros (13h50) contanto ainda com a presença de alunos da Escola Básica do Caramulo. A segunda e última sessão da tarde decorreu na Escola Secundária de Tondela perante um público com destaque para os alunos da turma de artes do 10ºano que, de forma visivelmente entusiasta, acabaram por ter o privilégio de privar de uma forma única com dois grandes senhores da sua área de estudos.

Nesta digressão pelo concelho, é importante destacar o papel de relevo que a Rede de Bibliotecas de Tondela e os respetivos Professores Bibliotecários tiveram na operacionalização e coordenação da iniciativa. Enquanto alguns docentes do 3º Ciclo e Secundário fizeram uma abordagem crítica à trilogia em causa nas suas áreas curriculares, as bibliotecas apresentaram exposições e biografias dos autores.

Para os mais aficionados lembramos que, em paralelo com esta visita, também a Biblioteca Municipal de Tondela se quis associar promovendo uma exposição de mais de 20 quadros relativos à trilogia de Filipe Melo e Juan Cavia, exposição esta que poderá ser vista durante todo o mês de dezembro.

 

ATGomes

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub