Festa de Santo Antão mantém tradição com animais

por Rua Direita | 2014.01.03 - 19:11

Marrada de Carneiros. Luta de Bois. Cagadela da Vaca. O programa promete. É a Festa de Santo Antão, padroeiro dos animais, que se realiza dia 19 deste mês de janeiro, no santuário com o nome do santo, situado em Peva, Moimenta da Beira.

Os festejos começam manhã cedo (8h30) com o início das romagens ao santuário. Depois, ainda de manhã (11h00), cerimónia da bênção aos restauros feitos à capela, seguida da eucaristia. Ao meio-dia, uma segunda bênção, mas desta vez aos animais.

A tarde arranca com o leilão das oferendas (14h30) e prossegue com o período mais aliciante, tradicional e popular do programa festivo: a Marrada de Carneiros, às 15h30; a Luta de Bois, meia hora depois, e a Cagadela da Vaca, a fechar, às 17h00. Tudo no espaço e nas proximidades do Santuário de Santo Antão.

As festas são organizadas por uma comissão de mordomos, com a paróquia à cabeça, e têm o apoio da União de Freguesias de Peva e Segões, da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e da associação Baldios – Terras de Aquilino Ribeiro.

(Gabinete de Comunicação da CM Moimenta da Beira)

rui.bondoso@cm-moimenta.pt

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub