Feira de tradições e costumes em Alvite, sábado e domingo

por Rua Direita | 2016.08.05 - 12:18

 

 

É já este fim-de-semana, sábado e domingo (6 e 7 de agosto), a “VIII Feira de Tradições de Alvite”, Moimenta da Beira, uma oportunidade para se reviver tradições e costumes, provar a gastronomia local e conhecer o artesanato típico desta freguesia e também da região, que é, a este nível, uma das mais ricas e genuínas.

Pelo oitavo ano consecutivo o Largo da Tulha regressa ao passado. Stands com exposições de trabalhos produzidos manualmente, e artesãos a trabalhar ao vivo, dão a conhecer aquilo que de melhor aqui se produz, desde a cestaria às meias de lã, das mantas de trapos às capuchas de burel, dos queijos às bolas de carne e ao pão. Este ano também com vários stands de empresas ligadas ao artesanato e empresas locais onde os visitantes podem apreciar e adquirir tudo o que quiserem.

cartaz

O programa inclui, a partir das 20h00 de sábado, a Ceia dos Caldos, que mais não é que a degustação de uma série de saborosas sopas das várias instituições. Depois, há a tradicional escanada (desfolhada) do milho e, em simultâneo, ouvir-se e assistir ao espetáculo do grupo de música tradicional Alafum.

No domingo à tarde podem ser visitados todos os expositores no Largo da Tulha, e às 17 horas assistir-se e participar no cortejo etnográfico em que todos os carros alegóricos simbolizarão o tema do milho.

A feira dá-se a conhecer também através do paladar no jantar típico servido no mesmo largo, onde será apreciada a vitela serrana, o bacalhau à gente da nave e também como sobremesa os milhos doces. Tudo regado com bom vinho e espumante Terras do Demo. Durante o dia, a Casa Museu de Alvite abre as portas aos visitantes.

À noite, ainda no domingo, a partir das 21h00, o Grupo “Cem notas” encerra o programa da feira promovida mais uma vez pela associação de promoção social “Gente da Nave”.

 

RBondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub