Expodemo: teatro e ópera de rua inspirados na maçã

por Rua Direita | 2014.08.22 - 13:05

 

 

É um espectáculo criado para a Expodemo 2014 pela companhia de teatro de Lisboa “Artelier?”, que preencherá a noite de 20 de setembro (sábado). Uma encenação que convoca os símbolos de Moimenta da Beira (ALTAR DA MAÇÂ) para uma criação artística onde participam, entre os actores profissionais, o rancho, o grupo de teatro da escola e um grupo de estudantes da escola profissional. O convidado especial este ano é uma orquestra filarmónica.

1

“Altar da Maçã, do Sagrado ao Profano” é uma encenação que inclui fogo-de-artifício, vídeo mapping, teatro e ópera de rua. Tudo em dois actos, sendo o primeiro intitulado o ‘fascínio da Luz negra’ (teatro de luz negra e mímica), e o segundo um momento de teatro vertical com personagens e cenários verticais suspensos a sobrevoarem a assistência.

As artes de rua são a marca desta plataforma sob a coordenação de Nuno Paulino. E a “Artelier?” é um colectivo nacional que se dedica ao teatro participativo e à procura de diálogo entre a ficção, o folclore e as novas tradições no espaço publico, que se tem articulado com a “Expodemo – Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região”, que vai decorrer em Moimenta da Beira de 19 a 21 de setembro de 2014. A edição de estreia do certame aconteceu em 2012.

 

“Altar da Maçã, do Sagrado ao Profano”:

Dramaturgia urbana e coordenação – Nuno Paulino

Produção executiva – Fernanda Poeira

Assistência, encenação e textos: Afonso Guerreiro

VídeoMapping – guião e copyright – Nuno Paulino

Vídeo mapping artist – Henrique frazão / Filipe R.

Produção: Artelier? – Centro de Criação da Plataforma das Artes de Rua – 2014

 

Do programa constam ainda as seguintes oficinas:

– Oficinas de Teatro de Rua – APAGÂO – (Luz e teatro de rua) formação com jovens e inclusão dos mesmos na performance;

– Oficinas de cenografia e pintura Luz Negra – APAGÂO – (Luz e teatro de rua e fogo de artificio) formação com jovens, escolas de design e inclusão dos mesmos na performance;

– Participação – Ensaio do Rancho Folclórico e Filarmónica.

 

 

Rui Bondoso (Gabinete de Comunicação)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub