EXPERIÊNCIAS ÚNICAS PARA TODA A FAMÍLIA NAS TERMAS DE ALCAFACHE

por Rua Direita | 2017.07.31 - 09:54

5 de agosto, das 9h30 às 18h30

 

  • As Termas de Alcafache são a sexta estância termal a receber a iniciativa Ciclo de Eventos das Termas Centro;
  • Um sábado diferente, pensado para toda a família com passeios pela natureza, workshops de culinária, animação e experiências termais.

O Ciclo de Eventos, iniciativa das Termas Centro, volta a trazer animação às termas do distrito de Viseu. A iniciativa, que já passou pelas Termas de Carvalhal, chega no sábado, dia 5 de agosto, às Termas de Alcafache e promete muita animação para toda a família, com uma programação gratuita de atividades de diversos âmbitos: natureza, saúde e bem-estar, cultura e gastronomia.

As atividades iniciam-se às 9h30, com um passeio pedestre interpretativo “As rotas das Termas de Alcafache”, um percurso de 2,5 km e de 1h30m cujo ponto de partida será na receção das termas. O passeio dará oportunidade aos participantes de observarem o património natural e histórico que envolvem a zona. As Termas de Alcafache asseguram gratuitamente o transfer dos participantes de Viseu para as Termas de Alcafache, onde o ponto de encontro será na Praça da República, junto ao posto de turismo, pelas 9h00.[1]

Depois do passeio, as Termas de Alcafache oferecerão uma experiência termal aos participantes. O momento inicia-se às 11h00 com uma visita às termas onde os participantes poderão usufruir de todos os benefícios de um banho de hidromassagem. Às 13h00 realiza-se um novo transfer das Termas de Alcafache para Viseu. [2]

Pelas 15h00 será tempo de celebrar a gastronomia com um workshop de degustação, ministrado pela chef Cristina Manso Preto e pela nutricionista Mariana Bessa, onde os participantes poderão aprender tudo acerca de uma dieta saudável. A atividade terá lugar no pátio traseiro das termas. Para quem quiser participar na atividade, poderá usufruir do transfer disponibilizado pelas termas, às 14h30, de Viseu, cujo ponto de encontro será de novo na Praça da República junto ao posto de turismo.

 

A celebração da gastronomia não termina aqui, realizando-se uma Visita à Quinta Chão de São Francisco uma quinta de produção vinícola e de produção de mirtilos. A visita será guiada por Sandra Nobre, e terá início às 16h30. Os participantes poderão ver o melhor que a natureza tem para nos dar e sentir os aromas e sabores frescos das vinhas e dos mirtilos. Realiza-se um transfer de Viseu para as Termas de Alcafache às 15h30 na Praça da República junto ao posto de turismo.  O transfer de acesso à quinta partirá depois das termas pelas 16h15, regressando no fim da atividade ao mesmo local, por volta das 17h30.

Pelas 17h30 haverá um teatro de marionetas de fios – “Variações de marionetas musicais e circenses”, na zona exterior das termas, encerrando o dia com muita animação. O momento promete momentos musicais únicos que envolvem o público.

A diversão acontece durante todo o dia, com os Jogos do Hélder, nas zonas exteriores das termas, entre as 10h00 e as 18h00. Os jogos do Hélder trazem animação para miúdos e graúdos, com jogos de inspiração medieval.

Às 18h30 realiza-se o último transfer, das Termas de Alcafache para Viseu, regressando-se à Praça da República.

O Ciclo de Eventos, iniciativa das Termas Centro, pretende reforçar a competitividade turística de cada estância termal e demonstrar ao público que ir às termas não é uma experiência destinada exclusivamente aos seniores, proporcionando dias diferentes, repletos de atividades gratuitas para toda a família.

A iniciativa já passou, desde o início do mês de julho, por cinco estâncias termais, e contou já com centenas de participantes.

 

 

Sobre Termas Centro:

Termas Centro tem como objetivo reforçar a competitividade turística de 22 estâncias termais da região Centro, através de uma lógica de trabalho em rede, organizado e de qualidade e com produtos adaptados a diferentes targets e que abranjam as temáticas: saúde e bem-estar, natureza, cultura & património e gastronomia.

O projeto Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro, é cofinanciado pelo programa Operacional centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE.

 

[1] O passeio requer inscrição obrigatória, através do email helenamarcos@termasdealcafache.pt ou através do telemóvel 926 513 108.

[2] A experiência requer inscrição prévia obrigatória, através do email helenamarcos@termasdealcafache.pt  ou através do telemóvel 926 513 108.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub