Especialista da UC integra Rede Forense dos Países Árabes e do Médico Oriente

por Rua Direita | 2017.03.01 - 18:08

 

 

Duarte Nuno Vieira, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e Professor Catedrático de Medicina Legal, vai integrar a recém-criada Rede Forense dos Países Árabes e do Médico Oriente, na qualidade de consultor externo, funções em que será acompanhado pelos Professores Michael Pollanen (do Canadá) e John Clark (da Escócia). O convite partiu do Comité Internacional da Cruz Vermelha.

A Rede tem como objetivo dinamizar a medicina legal e as ciências forenses nos países árabes e do médico-oriente, visando, numa fase inicial, proporcionar um apoio prioritário a países como a Síria, Líbano, Palestina, Iraque, Sudão, Irão, etc.

Duarte Nuno Vieira tem uma larga experiência no âmbito da realidade forense destes países, nos quais tem concretizado múltiplas missões forenses, nomeadamente por solicitação das Nações Unidas.

O catedrático da FMUC é também Presidente de uma rede similar, a Rede Iberoamericana de Instituições de Medicina legal e Ciências Forenses, que integra os principais serviços médico-legais e forenses dos 22 países deste espaço geográfico de língua oficial espanhola e portuguesa, rede que tem vindo a desenvolver um trabalho assinalável e cujo secretariado permanente ficou localizado em Portugal.

 

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub