Escola Profissional Mariana Seixas recebe Semana da Proteção Civil

por Rua Direita | 2014.05.12 - 13:55

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu e a Escola Profissional Mariana Seixas (EPMS) vão promover a Semana da Proteção Civil a realizar de 19 a 23 de Maio 2014.

Esta atividade vai decorrer nas instalações da EPMS e contará com a participação de vários agentes da Proteção Civil do distrito de Viseu, nomeadamente a ANPC /CDOS Viseu, GNR, PSP, Policia Municipal de Viseu, Bombeiros Municipais de Viseu, Bombeiros Voluntários de Viseu, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Exército / RI 14 e Centro Humanitário de Viseu da Cruz Vermelha Portuguesa.

Nestes dias da semana e durante uma hora (das 11H00 às 12H00) os alunos da EPMS vão ter a oportunidade de conhecer e conviver com os vários agentes de Proteção Civil participantes.

Cada agente leva a efeito uma apresentação teórica (áudio visual), seguida de uma visita guiada aos equipamentos e materiais normalmente utilizados, expostos no exterior da Escola.

Com esta atividade a ANPC/CDOS Viseu e a EPMS pretendem sensibilizar os mais jovens para a temática da Proteção Civil, permitir um maior e melhor conhecimento, a sua importância, os Agentes que dela fazem parte e formas de atuação na prestação de auxílio e socorro às populações.

Pretende-se igualmente sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de serem adotadas e aprofundadas práticas de prevenção e educação no sentido de evitar comportamentos de risco, incentivando a sua participação e envolvimento em todas as matérias relacionadas com a proteção e segurança de todos.

A aposta nos mais jovens visa sensibilizar estes cidadãos para novos comportamentos e atitudes no sentido de que esta estratégia possa produzir efeitos a longo prazo, melhorando a capacidade da sociedade em geral na resposta aos acidentes graves e catástrofes e na adoção de comportamentos adequados à prevenção e autoproteção dos riscos coletivos.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub