Encontro sobre a “Metrologia” na vitivinicultura

por Rua Direita | 2014.06.09 - 16:34

O Instituto Português da Qualidade vai realizar em Moimenta da Beira, no próximo dia 26 de junho, o 1º Encontro Regional Douro Sul “A metrologia legal no setor vitivinícola” em colaboração com a Cooperativa Agrícola do Távora e a Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa.

O evento, que terá lugar no Auditório Municipal padre Bento da Guia”, na vila de Moimenta da Beira, a partir das 14 horas, pretende dar a conhecer, aos agentes económicos e profissionais do sector, o actual enquadramento legal, ao nível europeu e nacional, e as actividades metrológicas aplicadas ao setor vitivinícola. No encontro serão ainda abordadas questões técnicas e metodologias de natureza legal inerentes a este sector.

Os organizadores consideram que o objectivo da iniciativa “possa ser relevante à actividade e à oportunidade que se coloca aos participantes de trocarem experiências e de obterem esclarecimentos”.

A participação é gratuita, mas a presença deve ser confirmada, até dia 20 de junho, para o e-mail eventos@ipq.pt indicando o nome, e-mail e entidade a que pertence.

A metrologia é a ciência das medições e engloba todos os aspectos teóricos e práticos de todas as medições que são realizadas nas mais diversas ciências e tecnologias, neste caso na vitivinicultura. Além da aplicação trivial da metrologia no estudo e padronização dos pesos e medidas e na implementação de sistemas de unidades, a metrologia também encontra larga aplicação prática nos mais diversos processos de produção, situação em que visa garantir a qualidade de produtos e serviços por intermédio de ensaios destrutivos e não-destrutivos e da aferição de grandezas físicas com o uso de instrumentos de medição, além da própria calibração desses instrumentos, sejam eles analógicos ou digitais.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub