Emergentes dst regressa com prémio de fotografia de 7500 euros

por Rua Direita | 2014.06.03 - 20:12

O Prémio Internacional de Fotografia Emergentes dst regressa com um valor pecuniário de 7500 euros, que o coloca como um dos mais importantes prémios desta área atribuídos em Portugal. O vencedor desta edição será conhecido no próximo dia 20 de setembro, numa gala a decorrer no Theatro Circo, em Braga, que contará ainda com um concerto de Scott Matthew. Será ainda a oportunidade para se conhecer o trabalho de todos os finalistas, através de uma projeção multimédia, acompanhada pelo som da guitarra do projeto “Filho da Mãe”.

Esta iniciativa do grupo dst, integrada no Festival Internacional de Fotografia dos Encontros da Imagem, visa premiar o melhor trabalho de fotografia contemporânea, assumindo-se como uma plataforma privilegiada para cada artista receber um feedback devidamente fundamentado sobre a sua obra, o que, eventualmente, lhe poderá abrir as portas para outros projetos expositivos ou editoriais. As fotografias dos vinte finalistas selecionados pelo júri estarão expostas durante a cerimónia de anúncio do vencedor do prémio Emergentes dst, sendo que o este verá ainda o seu portfólio em exposição na secção oficial dos Encontros de Imagem 2015. Nas anteriores edições, registaram-se centenas de candidaturas, esperando-se que este seja o ano em que o recorde de participações seja batido, abrindo terreno para a consolidação desta iniciativa no panorama cultural nacional e estrangeiro.

José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst, assume a ambição de consolidar a dimensão internacional do prémio de fotografia Emergentes dst, frisando que a cultura vigente na empresa “assenta na defesa e promoção dos valores humanistas, e é nesse espírito que assumimos o compromisso de manter um papel ativo no reconhecimento do mérito daqueles que mais se destacam nos diversos segmentos das artes e da cultura. É por acreditarmos nestes valores, e continuamente os cultivarmos, que a nossa assinatura é «building culture»”.

Concerto de gala com Scott Matthew

Na cerimónia de entrega do prémio irá atuar Scott Matthew, músico australiano que integrou a banda de pop alternativo Elva Snow, lançando, em 2006, uma carreira a solo que conta já com três álbuns editados. Nascido em Queensland, Scott Matthew integrou várias bandas de punk em Brisbane, antes de se mudar para a maior cidade australiana, Sidney, onde deu vida aos Nicotine. Em 1997, resolveu mudar-se para Nova Iorque, onde integrou a line-up dos Elva Snow, lado a lado com Spencer Cobrin, músico que durante largos anos acompanhou Morrissey. O seu trabalho a solo poderá ser apreciado ao vivo, a 20 de Setembro, em Braga.

Regulamento Emergentes dst

A primeira fase do Prémio Emergentes dst é de pré-seleção, com os candidatos a necessitarem apenas de submeter online um projeto fotográfico que não exceda as 20 imagens (preto e branco ou cor) em formato digital. O portfólio deverá ser original e recente e enviado até ao dia 15 de Agosto de 2014. O custo de pré-inscrição é de 10 euros e deverá ser efetuado por transferência bancária à ordem dos Encontros da Imagem. Um comité de pré-seleção especializado elegerá 80 autores que serão convidados a submeter os seus portfolios à posterior análise de especialistas e críticos de fotografia e artes visuais. Os finalistas serão informados dos resultados até ao dia 1 de Setembro. Numa segunda fase, os candidatos selecionados devem escolher oito especialistas para a leitura do seu portfólio, até ao dia 8 de Setembro, leitura essa que terá lugar no decorrer do Festival Encontros da Imagem, nos dias 17 e 18 de Setembro.

Os Encontros da Imagem: Where is my mind?

Com 27 anos de existência, os Encontros da Imagem (EI) apresentam em 2014 a XXIV edição, inscrita numa abordagem à Fé e Esperança. Segundo Ângela Ferreira, diretora artística dos EI, “num momento em que a sociedade contemporânea atravessa uma crise de valores, julgou-se pertinente realizar um projeto de reflexão em torno desta temática, cujo mote nos é dado pela banda de rock alternativo dos Pixies: «Where is my mind?»”. O festival, com origem em Braga, apresenta um conjunto de atividades que promovem a fotografia contemporânea através de um núcleo expositivo, que nesta edição se renova com exposições no Porto e em Lisboa.

Foto: Sebastián Liste (Vencedor do Emergentes DST Photography Award 2012)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub